JBA Imóveis

A casa bagunçada está te deixando ansioso? Qual foi a última vez que você fez uma boa arrumação na sua casa? Um lar bem arrumado traz uma série de benefícios para toda a família. Além de melhorar o bem-estar físico e mental, um ambiente organizado te ajuda a perceber o que está “sobrando” dentro de casa. Se você ainda não sabe como manter a casa limpa e organizada, fique com a gente. Ao longo deste artigo, te daremos 21 dicas para conservar o seu cantinho em ordem. Vamos lá?

Por que organizar a sua casa?

Existe uma série de benefícios em manter a sua casa limpa e organizada. Quando você consegue encontrar um esquema na sua rotina e da sua família que facilita não só na arrumação mas também na manutenção do ambiente organizado:

  • o aspecto visual do seu lar fica mais agradável;
  • você e sua família passam a ter mais disposição para outras atividades;
  • o tempo de todos os membros da casa passa a ficar otimizado sem a urgência de refazer tarefas domésticas desnecessárias;
  • é mais fácil de economizar dinheiro, já que você vai estar atento ao que está em boas ou más condições dentro de casa;
  • auxilia na boa saúde dos residentes, evitando alergias e demais enfermidades causadas por vírus, bactérias e fungos;
  • reduz a ansiedade e o nível de estresse dos moradores, visto que uma casa arrumada passa uma maior sensação de bem-estar.

Como organizar a casa da melhor forma

Talvez em um primeiro momento, descobrir “como me organizar melhor” pode parecer trabalhoso. Mas uma vez que você encontra uma rotina de arrumação que está de acordo com o seu cotidiano e o da sua família, seu dia a dia será muito mais prático. Confira algumas dicas que vão fazer uma diferença super positiva no seu lar.

 1- Escolha o lugar de cada coisa

Quando os objetos que compõem a casa tem um espaço pré-determinado, a organização fica mais fácil de ser alcançada. Determine o lugar de cada coisa e garanta que isso será respeitado pelo restante da família.

2- Usou? Guardou?

Uma vez que cada coisa tem o seu lugar, não há motivos para usar os objetos e deixá-los espalhados pela casa. Após o uso, devolva os itens para o seu espaço.

3- Evite acúmulos

Tem itens que você já não utiliza há anos, não é? Então não há razão para mantê-los ocupando espaço e juntando poeira nos seus armários. De tempos em tempos, dê uma conferida no que você tem guardado e se aquilo tem ou terá utilidade nos próximos dias, meses. Se a resposta for não, você já sabe o que fazer: livre-se!

4- Crie uma rotina de atividades domésticas

Louças e roupas sujas acumuladas são uma visão desagradável para qualquer pessoa. Para evitar incômodos, elabore uma rotina de atividades domésticas que precisam ser realizadas com frequência, como lavar banheiros, varrer o chão e limpar a geladeira, por exemplo.

Esse checklist pode ser diário, semanal ou mensal. Fazendo isso e incluindo todos os moradores na divisão de tarefas, ficará muito mais fácil lidar com o cotidiano.

Essas são dicas mais gerais, que podem e devem ser aplicadas em toda a casa para garantir um lar mais harmonioso. Agora confira nossas dicas para organizar a casa por cada ambiente.

Como manter a sala organizada

Já que a sala de estar é, normalmente, o primeiro ambiente a ser visto ao entrar em uma casa ou apartamento, manter a sua limpeza e organização é fundamental. Por isso:

5- Procure esconder os fios e cabos de aparelhos eletrônicos

Isso pode ser feito com organizadores para a casa ou até prendendo a fiação com projetos personalizados.

6- Evite deixar sapatos espalhados

Você pode utilizar uma sapateira na varanda para deixá-los tomar um ar fresco antes de guardar de volta no armário.

7- Tenha um porta-chaves

Assim as chaves da casa não se perderão em horas importantes e sempre ficarão disponíveis de forma rápida.

8- Tenha um cesto ou cabideiro

Ele serve para acomodar casacos, bolsas, mochilas ou guarda-chuvas, evitando que os itens fiquem soltos e bagunçados quando o morador chega em casa.

 9- Aposte no armazenamento vertical

Procure livrar o chão para facilitar a locomoção dentro de casa com a utilização de nichos, prateleiras e cestos suspensos para alocação de itens de decoração.

Como manter quarto sempre organizado

O quarto é o nosso cantinho mais íntimo. Mantenha-o limpo e organizado e você vai dar uma sensação de conforto ainda maior. Então…

10- Arrume a cama logo ao acordar

Só essa tarefa já vai melhorar e muito o aspecto visual da casa.

11- Não negligencie o guarda-roupa

De tempos em tempos, é bom arrumar o seu guarda-roupa. Fazendo isso, você pode encontrar roupas e calçados que podem ser passados à frente caso estejam em desuso por você. Além disso, é uma chance de limpar o armário por dentro, evitando mofo em seus itens pessoais.

11- Use caixas organizadoras

Nem sempre haverá um espaço específico para cada roupa, calçado ou acessório. Por isso, caixas organizadoras podem ser ótimas aliadas para manter tudo em ordem dentro do quarto.

Como organizar o banheiro

Se engana quem acredita que a limpeza e a organização do banheiro não influenciam no aspecto geral da casa. Pensando nisso…

12- Mantenha um estoque de produtos higiênicos

Tenha sempre nos armários dos banheiros, pelo menos, papel higiênico, sabonete e pasta de dente extras. Assim, você estará sempre preparado para o recebimento de visitas e nunca será pego de surpresa.

13- Tenha uma caixa só para medicamentos

Separe uma caixa ou um cesto para armazenar medicamentos e itens para curativos. A caixa deve ficar em um acesso fácil para o caso de urgências.

14- Mantenha as toalhas sempre bem estendidas

Ninguém merece aquele cheiro de “cachorro molhado” dentro de casa, não é? Portanto, sempre após utilizar, mantenha as toalhas – tanto de rosto quanto de corpo – bem esticadas e estendidas onde elas possam secar da melhor maneira possível.

15- Tenha um organizador de ducha

Nada de guardar seus itens de banho na parte superior do box. Com um organizador de ducha – muitas vezes suspenso dentro do box – você pode guardar shampoo, condicionador, sabonete, bucha e demais itens que você utiliza durante o banho.

Como deixar a cozinha sempre limpa e organizada

Manter a cozinha limpa influencia nos odores de todo o restante da casa. E, para organizá-la, é importante:

16- Evite o acúmulo de louça suja

Regra nº 1 das cozinhas organizadas: sujou? lavou! Essa orientação já vai ser uma grande aquisição para o seu plano de manter a sua casa limpa e ordenada.

17- Invista em organizadores

Cestos e caixas organizadoras vão te ajudar a manter os armários e as gavetas da cozinha em ordem.

18- Utilize as paredes

O que você pode deixar suspenso na sua cozinha, deixe. Existem muitas prateleiras que podem ser ótimas para a sua cozinha, ajudando a armazenar copos, xícaras, temperos e muito mais.

19- Separe espaços para cada tipo de alimento

Fazendo isso previamente, quando você chegar em casa com as compras do mês já será fácil direcionar cada item em seu local apropriado, seja na despensa ou na geladeira.

Como organizar a lavanderia

19- Não deixe roupas molhadas dentro da máquina por muito tempo

Isso faz com que suas roupas fiquem com mau cheiro e não sequem corretamente.

20- Evite deixar roupas secas muito tempo no varal

Isso contribui para o aspecto bagunçado da lavanderia e te faz perder os rumos da organização dentro do guarda-roupa.

21- Tenha um depósito de produtos de limpeza

Ele não precisa, necessariamente, ser um armário. Uma estante ou prateleira já é suficiente para esse depósito. O importante é você ter em vista os produtos de limpeza que você possui. Assim, você evita compras desnecessárias.

Lembrando que produtos de limpeza devem estar longe do alcance de crianças e animais de estimação.

Comece uma vida nova

Agora que você já sabe como deixar a sua casa limpa e organizada, é hora de pensar em vida nova. E nada melhor do que uma casa nova para começar com o pé direito na vida nova, não é?

Em Curitiba, você encontra as melhores opções de moradia para você e sua família! E, nessa jornada, a JBA Imóveis é a parceira ideal. Com uma equipe de mais de 120 colaboradores, mais de 100 construtoras parceiras e mais de 2.000 ofertas de imóveis, hoje, a JBA Imóveis é uma das três maiores imobiliárias de Curitiba, sendo referência na venda e aluguel de imóveis na capital paranaense.

Em nosso site, você pode realizar buscas para encontrar o imóvel ideal e ainda conta com atendimento ágil, realizado por nossa equipe de corretores online, seja pelo nosso chat ou por WhatsApp. A hora é agora! Comece uma vida nova em Curitiba!

JBA Imóveis

Somos a JBA Imóveis, a sua imobiliária em Curitiba, há 30 anos realizando o sonho de centenas de famílias.