Pôr do sol no bairro Boqueirão, em Curitiba
JBA Imóveis

Um dos maiores e mais importantes da cidade, o bairro Boqueirão, em Curitiba, é uma das regiões mais populosas da capital, e possui uma infraestrutura completa para viver bem e com comodidade. São cerca de 14 km² de área e 70 mil habitantes no Boqueirão, uma zona residencial que abriga áreas verdes, comércios e opções de lazer.

Se você está pensando em morar em Curitiba ou se mudar dentro da cidade, o bairro Boqueirão, com certeza, merece ser considerado entre as alternativas. Neste artigo, você vai conhecer as vantagens que o Boqueirão proporciona aos seus moradores, além de outras informações importantes para tomar sua decisão:

Onde fica o Boqueirão?

O Boqueirão é um dos bairros da região sul de Curitiba, que faz divisa com São José dos Pinhais, uma das cidades da região metropolitana da capital paranaense (RMC).

Mesmo estando no limite da zona sul, o bairro possui fácil acesso ao Centro da cidade – cerca de 10 km de distância ou vinte minutos no trajeto de carro – por meio de vias como as avenidas Marechal Floriano Peixoto e Comendador Franco.

Dessa forma, a localização é privilegiada e atrai diversos moradores que buscam praticidade e comodidade de serviços ao morar em Curitiba, mas sem abrir mão de tranquilidade e segurança.

Mapa do bairro Boqueirão – Curitiba

História do bairro Boqueirão

A história do bairro Boqueirão tem início em 1856, ano em que as terras que hoje compõem a região apareceram pela primeira vez nos registros da Fazenda Boqueirão, de propriedade do Coronel Manoel Antônio Ferreira.

Originalmente, seu espaço era utilizado na produção de gado, cavalos e também na extração madeireira e, com a morte do Coronel, foi dividido entre os três principais herdeiros.

O filho mais velho, Major Theolindo Ferreira Ribas, permaneceu com a fazenda até 1910, quando foi vendida e transformada na Companhia Territorial Boqueirão, com 12 mil lotes para venda.

Com a chegada dos menonitas — imigrantes russos vindos de Santa Catarina — a região se desenvolveu, dando origem a escolas, igrejas, comércios e também à Cooperativa Mista Boqueirão, criada em 1945 para unir esforços e melhorar a produção, distribuição e comercialização de laticínios produzidos no local.

Significado Boqueirão: origem do nome

Para os curiosos de plantão que querem entender o que significa o nome “Boqueirão”, a resposta é simples! O termo significa “grande boca” ou “buraco” e era muito utilizado para se referir à grande cova funda que existia nas redondezas da fazenda.

6 vantagens de morar no Boqueirão

A seguir, você vai descobrir as principais vantagens de morar no bairro Boqueirão, em Curitiba. Continue a leitura e confira!

1. Áreas verdes em abundância

Para quem valoriza bairros com áreas verdes, o Boqueirão é uma excelente opção em Curitiba. O bairro possui um dos melhores parques de Curitiba, o Parque Iguaçu – Zoológico de Curitiba, que possui 869 mil m² e 1800 animais, de 127 espécies diferentes.

Uma mulher segurando um garoto perto de uma girafa no zoológico de Curitiba

Além do parque, o Boqueirão também abriga a Praça Meninitas e o Bosque Reinhard Maack, que oferecem aos visitantes diversas opções de práticas esportivas, atividades de lazer, educação e tecnologia.

2. Ótimas opções de bares e restaurantes

Para quem curte uma vida mais boêmia e gosta de aproveitar a noite curitibana, o bairro Boqueirão possui algumas opções muito interessantes de bares e restaurantes. Como por exemplo:

  • Seba’s Rock Bar: conhecido como o “melhor bar rock ‘n roll de Curitiba”, o Seba’s Rock Bar reúne porções deliciosas, drinks e muita música boa! 
  • Petiscaria Rubiane: o estabelecimento é disputado pelos fãs de frutos do mar. As porções são bem servidas e o ambiente, acolhedor!
  • Churrascaria Arco-Íris: o tradicional churrasco tropeiro é a atração principal da Churrascaria Arco-Íris! O ambiente é sofisticado e oferece deliciosos cortes feitos na parrilla, além de massas e risotos;
  • Nuu Nikkei: para quem aprecia a gastronomia japonesa, o restaurante Nuu Nikkei está entre os melhores avaliados da cidade, com opções veganas e vegetarianas.

3. Comércio variado

O bairro Boqueirão possui ainda diversas empresas de comércio e serviços atuando na região, o que contribui para a movimentação da economia e do cotidiano da vizinhança. São lojas de variadas especialidades, supermercados, farmácias, indústrias metalúrgicas, empresas do setor automobilístico, serviços públicos e privados, o que é de grande ajuda para os moradores locais.

Da mesma forma, é possível encontrar no bairro Boqueirão a rua Bley Zornig, importante ponto especializado na venda de tecidos e artigos de armarinho. Recentemente revitalizada como polo das malhas de Curitiba, a região é uma ótima pedida para quem trabalha com moda e costura.

4. Localização estratégica

Por fazer divisa com São José dos Pinhais, o bairro Boqueirão possui fácil acesso tanto para o Centro de Curitiba quanto para sua região metropolitana. Além disso, o bairro fica a aproximadamente 20 minutos de carro do Aeroporto (CWB) e da Rodoviária de Curitiba.

5. Opções de educação e saúde 

O bairro Boqueirão, em Curitiba, tem várias escolas públicas e particulares, como o Centro Profissional de Educação Profissional (CEEP), que oferece cursos técnicos de nível médio. As instituições de ensino da região oferecem educação acessível e de qualidade para o bairro.

Com relação à saúde, o Hospital de Olhos, também no bairro, é uma importante unidade especializada em emergência oftalmológica. O Boqueirão também conta com UPA e UBS à disposição dos moradores.

6. Bom fluxo de transporte

O Terminal do Boqueirão – Curitiba é responsável por conectar a região aos outros bairros da cidade e também à região metropolitana. Assim também, o bairro também conta com o Terminal do Carmo, em frente à Igreja de Nossa Senhora do Carmo, outro importante terminal de integração com toda a cidade.

Quem utiliza automóvel é beneficiado por vias de alto tráfego como a Avenida Marechal Floriano Peixoto, que corta o bairro e liga a região a outros bairros como o Alto Boqueirão, Sítio Cercado e Pinheirinho.

De forma geral, a cidade de Curitiba é referência em mobilidade urbana e o bairro Boqueirão faz parte desse projeto de sucesso!

Casas para alugar no Boqueirão – Curitiba

Apesar da intensa atividade comercial, o Boqueirão é um bairro residencial, repleto de condomínios e conjuntos residenciais. A região também é uma ótima pedida para quem procura pelo primeiro imóvel

Bairro Boqueirão, em Curitiba, com o texto à esquerda "Seu novo imóvel está no Boqueirão:. Conheça as opções

JBA: uma imobiliária que entende dos bairros de Curitiba

A JBA Imóveis é especialista em oferecer as melhores opções de imóveis em Curitiba e região. Nossas casas e apartamentos podem proporcionar a você, cliente, qualidade de vida nas melhores regiões da capital paranaense.

Portanto, se você está procurando uma imobiliária no Boqueirão para seu próximo imóvel, conte com a nossa ajuda para realizar esse sonho. Estamos prontos para transformá-lo em realidade!

Corretora da JBA, com o texto à esquerda da imagem: fale agora com nossos corretores. Solicite uma consultoria.

LEIA MAIS: Aluguel rápido e seguro: conheça alternativas para alugar sem fiador

JBA Imóveis

Somos a JBA Imóveis, a sua imobiliária em Curitiba, há 30 anos realizando o sonho de centenas de famílias.