Por que morar no bairro Santa Felicidade em Curitiba?

Buscar um endereço em Curitiba pode ser tarefa difícil, afinal são tantos bairros e regiões ótimas de se morar que, em um momento, pode ser impossível acertar. O ideal é conhecer um pouco de cada canto, e hoje quero te contar sobre o bairro Santa Felicidade.

O bairro, assim como diversos outros da cidade, possui pontos positivos e negativos, mas o Santa Felicidade, particularmente, ofusca os pontos negativos com tantas vantagens e comodidades para seus moradores.

Confira neste post um pouco da história do bairro, sua estrutura, melhores locais de lazer e entretenimento e, claro, algumas boas opções de moradias para você escolher seu novo endereço.

A História de Santa Felicidade

Tradicionalmente italiano, o bairro recebeu muita influência da colônia italiana curitibana para, ao longo dos anos, se construir como um pedacinho da Itália no Paraná.

Com seu início datado em 1878, o bairro faz parte do distrito homônimo que conta, entre outros, com os bairros do Campina do Siqueira, Campo Comprido, Cascatinha e Mossunguê.

Desde então, a região recebeu diversos imigrantes italianos, principalmente vindos da região de Vêneto e Trento. Hoje o bairro conta com 25 mil habitantes e uma influência cultural que se percebe nas ruas, na arquitetura e, claro, na gastronomia.

Estrutura do Bairro

Santa Felicidade é o sexto maior bairro de Curitiba em área, mas sua população não está no mesmo patamar do ranking municipal. Isso faz com que o bairro seja mais tranquilo, não tenha tanta circulação de carros e pedestres e, com isso, deixando a vida de seus moradores mais leve.

Uma das principais vias do bairro é a Avenida Manoel Ribas, que corta a região e serve de endereço para a maioria dos comércios e serviços, como os conhecidos restaurantes. Também é nela que fica o Portal Santa Felicidade.

Santa Felicidade também conta com excelente estrutura para seus moradores. Lá é possível encontrar serviços como a Rua da Cidadania na Via Vêneto, clubes, bosques, mercados, clínicas, escolas, centros de saúde pública e igrejas.

Com grande parte das vias asfaltadas e calçadas regulamentadas, a mobilidade do bairro também agrada seus moradores, que contam com um terminal de ônibus no bairro.

O que fazem em Santa Felicidade?

Além da boa estrutura, o que faz do Santa Felicidade um dos melhores bairros de Curitiba são suas várias opções de lazer e espaços culturais. Sua influência italiana e a rica história com mais de 100 anos, fazem da região um dos principais destinos turísticos da cidade.

Um dos pontos mais conhecidos do bairro é o restaurante Madalosso, fundado na década de 60 e que conta, ao todo, com mais de 4.640 lugares e um estacionamento gratuito para 900 veículos, sendo considerado o maior restaurante da América Latina pelo Guinness Book.

Por que morar no bairro Santa Felicidade em Curitiba?
Imagem: divulgação

Além disso, no bairro está localizado o Bosque Italiano, área com mais de 20 mil m² e sede do Memorial da Imigração Italiana, uma bela e importante homenagem aos imigrantes.

O antigo armazém e residência da família Culpi, hoje mais conhecido como Casa Culpi, é outro ponto de referência cultural para o bairro. Construída em 1897, desde 1990 transformou-se em um Memorial da Imigração Italiana. Hoje, o espaço é um Museu e Espaço Cultural administrado pela prefeitura de Curitiba.

Além disso, outros pontos de gastronomia italiana e regional podem ser encontrados, alguns estando entre os mais bem avaliados em Curitiba pelo Tripadvisor, como o Puina’s Bar, Cantina Casa Velha, Petiscaria do Vitor e Panichiello.

Imóveis no bairro Santa Felicidade

Por conta de toda essa história, a procura por imóveis no bairro Santa Felicidade em Curitiba vem crescendo ano a ano. Foi pensando nisso que a JBA Imóveis abriu sua 4ª loja no coração de Santa Felicidade.

Assim, você poderá contar com todo o atendimento especializado e sem burocracia da imobiliário bem perto. Acesse o site da JBA e confira o endereço de nossa nova loja.