Vale a pena comprar um imóvel em 2021?

O final de ano chegou para fechar um 2020 marcado por diversas dificuldades e instabilidades devido à pandemia do novo coronavírus. No entanto, nem tudo foi negativo. Prova disso foi a queda histórica da taxa Selic para 2%, o que viabilizou diversos investimentos e permitiu que muitas pessoas começassem a investir suas reservas financeiras. Dentre as opções de aplicações está o investimento no mercado imobiliário. Mas será que vale a pena comprar um imóvel em 2021?

Acredite: o momento é propício para quem está pensando em aumentar seu patrimônio e valorizar o seu dinheiro. Além da taxa básica de juros ter diminuído e promovido vantagens na hora de conquistar um financiamento imobiliário, outros fatores pesam a favor do investimento em imóveis.

Quer saber mais sobre o assunto ? Continue a leitura deste artigo e dê o primeiro passo em direção ao seu investimento.

Por que comprar um imóvel em 2021?

Você tem uma reserva financeira e não quer deixá-la parada rendendo o mínimo na caderneta de poupança? Ou então quer fazer um financiamento imobiliário para conquistar o sonho da casa própria? Talvez esse seja o seu momento! Veja abaixo as principais vantagens de comprar imóveis em 2021 e prepare-se para pegar suas chaves!

Condições especiais

Assim como todo setor, o mercado imobiliário também tem metas a cumprir e unidades habitacionais para vender. Os meses do início do ano são muito favoráveis, já que as construtoras querem iniciar o ciclo de metas e evitar ter estoque acumulado e saldo negativo.

Para atingir o objetivo, muitos imóveis à venda ficam disponíveis com preços reduzidos e condições mais favoráveis de pagamento. Isso não vale só para empresas: proprietários de imóveis também diminuem os valores e aceitam receber de acordo com as possibilidades do comprador. 

Só é preciso ficar atento para não assinar contratos fraudulentos, já que descontos podem fazer os olhos brilharem e a emoção falar mais alto. Para isso, procure negociar com imobiliárias e evite comprar direto com o proprietário.

Taxas menores para crédito imobiliário

Tem dinheiro suficiente para oferecer como entrada de um imóvel e quer contratar um financiamento imobiliário? Esse é o momento ideal para você fazer isso. Com a taxa Selic estável no índice de 2% ao ano, as parcelas do financiamento imobiliário ficaram mais baixas e acessíveis.

Além disso, os bancos também facilitaram a contratação de financiamento imobiliário. O resultado disso é que mais famílias conseguem comprar a casa própria, trocar de imóvel ou então adquirir a tão sonhada casa na praia ou no campo.

O financiamento imobiliário é ideal para quem tem renda fixa, valor para oferecer como entrada e quer ver o dinheiro ser mais valorizado do que em outras modalidades de aplicação financeira. 

Proprietários mais realistas e dispostos a negociar

A pandemia realmente chegou de surpresa e trouxe muitas instabilidades à economia brasileira. Por isso, muitos proprietários viram na venda de suas propriedades uma possibilidade de levantar dinheiro e de evitar que os imóveis fiquem parados. Por isso, na prática, as negociações dos imóveis estão muito mais facilitadas e os proprietários mais dispostos a baixar os valores.

Por isso, se você está procurando imóveis para comprar e quer garantir um preço atrativo e vantajoso, não deixe de negociar o valor. Peça à imobiliária que vai intermediar a negociação para verificar a possibilidade com o dono do imóvel e apresente, sempre, uma contraproposta.

Também é válido você explicar sua situação financeira e adaptar o pagamento da entrada e das parcelas de acordo com suas receitas.

Vale a pena investir em imóveis? (h2)

Existem muitas formas de investir no mercado imobiliário. Pode ser a compra para obter a renda do aluguel sem abrir mão de seu patrimônio, aquisição para revenda, compra de terrenos, entre outras possibilidades. O que importa, mesmo, é conseguir colher bons frutos. 

Segurança do patrimônio

O investimento imobiliário pode assustar os mais tradicionalistas, mas é extremamente seguro na hora de garantir um patrimônio intacto e a salvo. Quando você compra imóveis com planejamento e cuidado, não há desperdício de dinheiro. O investimento garante que seu patrimônio permaneça seguro e, ainda, conte com o rendimento da valorização.

Pelo fato de as propriedades também serem bens duráveis, você consegue garantir que seu investimento continue rendendo por anos, ou seja, pode ser uma renda extra que ultrapassa gerações.

Além disso, com a reserva financeira intacta, é possível você levantar quantias em momentos de emergência financeira. Basta vender ou alugar o imóvel.

Valorização constante do bem

Não podemos negar que algumas crises financeiras afetam o mercado imobiliário, mas este é um dos setores que menos sentem os impactos. É importante lembrar que as pessoas buscam propriedades durante o ano inteiro, seja para morar ou abrir um negócio.

Essa característica faz com que os bens sejam valorizados de forma constante. Mesmo as crises podem ser benéficas, já que ajudam você a comprar propriedades por um valor abaixo do mercado ou vender a sua de forma rápida, caso sinta essa necessidade.

Apartamentos na planta também podem ser comprados por valores abaixo do praticado. Se você não tiver pressa, pode negociar diretamente com as construtoras e revender o bem quando as obras forem concluídas.

Alta rentabilidade

Os imóveis valorizam ano após ano e pouco sofrem com a sazonalidade. Por isso, se você adquiriu uma propriedade, revendê-la no médio ou longo prazo certamente vai gerar lucro. Ou seja, você vai conseguir um valor acima do que foi pago.

Ainda assim, se essa não for sua intenção, poderá investir em imóveis para alugar. Além de o valor cobrir os gastos com uma propriedade parada, o aluguel serve como uma renda extra.

Para que tudo corra bem, no entanto, não deixe de ficar atento às cláusulas do contrato e de contar com os serviços de uma imobiliária. Dessa forma, além de confiar sua propriedade a pessoas que entendem do mercado, ainda garante os pagamentos em dia e sanções em caso de inadimplência.

Conte com a JBA na hora de comprar um imóvel em Curitiba

Para encontrar um imóvel de forma eficiente, conte com uma imobiliária de segurança e especializada em venda e aluguel de imóveis. A JBA possui amplo conhecimento no mercado de imóveis em Curitiba. Então, se você está pensando em comprar um imóvel na capital paranaense, conte com a gente. 

Viu como vale a pena comprar imóvel em Curitiba em 2021? Agora, é hora de começar a planejar seu investimento.