A primeira coisa a se observar ao construir uma casa é a orientação do sol. Para as construções em Curitiba prioriza-se as faces norte, leste e oeste para as áreas sociais da casa e suítes, deixando as áreas de serviço como cozinha e lavanderia setorizadas na porção sul. Assim a casa se mantém aquecida durante o inverno.
Outro aspecto importante são as ventilações cruzadas que compreendem colocar vãos como portas e janelas em paredes opostas ou adjacentes e na orientação dos ventos locais. Dessa forma, a sua casa ficará fresquinha no verão e você terá uma boa economia na conta de luz, pois o ar-condicionado não precisará ficar ligado o tempo todo.
Para o conforto térmico, hoje é indispensável o uso de aparelhos de ar-condicionado. O que aconselho é usar o sistema inverter. A tecnologia inverter regula o fluxo de energia do sistema, alterando a velocidade do compressor. Este componente irá reduzir o consumo de energia quando se detecta que o ambiente precisa de menos refrigeração ou aquecimento. O inverter também ajuda o sistema a consumir menos energia no início, reduzindo os picos de energia e flutuação, devido ao compressor que nunca se desligar apenas ajustando a rotação do compressor, reduzindo ainda mais o consumo de energia.
Outra dica para os dias de frio são as lareiras a álcool que são super fáceis de instalar, não precisando de nenhum ponto elétrico. Ela deve ser dimensionada de acordo com a metragem quadrada do ambiente. As lareiras a álcool funcionam com biofluído líquido especialmente desenvolvido e licenciado para este fim. Não produz fumaça, resíduos inalantes e nem cheiro. A emissão de CO2 é baixíssima, menor que o equivalente à nossa respiração. Recomendo que procure um profissional ou loja especializada para te assessorar em qual modelo comprar para que aqueça seu ambiente de forma satisfatória.