A experiência de 25 anos em Curitiba nos permite entender algumas particularidades do mercado imobiliário local Por isso, separamos 4 dicas que acreditamos ser cruciais para se saber antes de comprar um imóvel em Curitiba. Está pensando em adquirir a casa própria ou investir no mercado imobiliário? Confira:
1 – Quem entende do assunto
Ter quem entende do assunto do seu lado é vantagem em toda situação. Nesse caso, então, que envolve um montante considerável, é imprescindível para não “perder dinheiro” ou fazer um mau negócio. Corretores de imóveis ou empresas que oferecem esse tipo de serviço, como a JBA Imóveis, são as melhores opções. Afinal, ninguém entende mais de compra e venda de imóveis do que aqueles que fazem isso todos os dias, há anos. Uma imobiliária é capaz de oferecer segurança à negociação, zelando pela integridade da transação ao se certificar de que todos os passos burocráticos e jurídicos estão sendo estritamente seguidos.
2 – Situação do imóvel
Nesse sentido, acreditamos ser importante considerar dois aspectos antes de se comprar um imóvel: o primeiro é sobre a estrutura física. Verifique, principalmente, as partes elétricas e hidráulicas, a fim de evitar problemas com fiação e tubulações, além de possíveis infiltrações. E engana-se quem pensa que esse tipo de verificação só é significante em imóveis usados. As casas e apartamentos novos não estão imunes a esses tipos de problemas. Outro aspecto a ser considerado é a documentação na hora de comprar o imóvel. Confira se está registrado no nome de quem está vendendo, se tem alguma pendência em contas como condomínio, IPTU, Copel e Sanepar. Quanto a isso, é possível exigir certidão negativa de débitos ou comprovantes de pagamento referentes aos últimos 6 meses, por exemplo.
3 – Possibilidades de pagamento
Atualmente, no Brasil, existem diversas linhas de crédito e formas de pagamento que podem auxiliar quem deseja comprar um imóvel. Com o mercado cada vez mais em evidência, os bancos vêm oferecendo diversas opções de financiamentos voltados ao setor imobiliário. Com a ajuda de um especialista, dica número 1, você consegue conhecer melhor quais as opções se encaixam no seu perfil de comprador e qual é a mais vantajosa para aquele momento ou negociação imobiliária.
4 – Corresponder às expectativas/necessidades
Como já citamos, comprar um imóvel é um investimento que demanda um bom montante. Apesar do mercado apresentar indicativos de melhora, uma casa, terreno ou apartamento dificilmente são vendidos “do dia para a noite”, com facilidade, justamente por tudo o que envolve esse tipo de negociação. Por isso, quando decidir comprar um imóvel pense se aquele tipo é o que você precisa, se atende às suas expectativas e necessidades instantâneas e a um médio prazo também. Vai comprar para morar? Pense se a localização é próxima ao trabalho, às escolas, se o tamanho comporta novos moradores se existir essa possibilidade, por exemplo. Se for comprar para investir, pense na valorização do bairro, no momento econômico e coisas que possam influenciar a venda futura.
Essas são algumas dicas que entendemos como muito importantes para se saber antes de decidir comprar um imóvel em Curitiba. Certifique-se de que esteja tudo em ordem com o imóvel que tem interesse e, com a ajuda de profissionais capacitados, que entendem do assunto, tenha chances concretas de fechar uma negociação satisfatória, seja com a casa própria ou investimento.
Se estiver procurando por um imóvel para comprar em Curitiba e quiser ajuda profissional, conte com a JBA Imóveis. Aqui você pode conferir nossas opções.
- Artigo Anterior Como vender um imóvel financiado? Conheça as regras
- Próximo Artigo Como organizar uma mudança? Confira 8 dicas