Pessoas apertando as mãos.
JBA Imóveis

A negociação de compra e venda de um imóvel pode ter diversos empecilhos, principalmente relacionados à venda de outro imóvel para se adquirir um novo. É por isso que a permuta de imóveis vem surgindo de forma cada vez mais organizada, oferecendo uma alternativa para quem quer trocar um imóvel por outro de forma mais prática e segura.

Essa opção ainda gera muitas dúvidas entre os proprietários e interessados. Continue lendo para entender o que é e como funciona a permuta de imóveis, além de conferir algumas dicas de como realizar esse tipo de negócio da melhor forma. Aqui você encontrará:

O que é permuta de imóveis?

A permuta de imóveis é uma operação imobiliária em que duas ou mais partes concordam em trocar propriedades imobiliárias entre si, em vez de comprar ou vender os imóveis envolvidos. Em outras palavras, é uma espécie de troca de bens imóveis.

Esse tipo de negociação é comum no mercado imobiliário quando os proprietários têm interesse em adquirir novos imóveis, mas preferem não realizar transações financeiras comuns, envolvendo dinheiro. Ao optar pela permuta, eles podem transferir a propriedade do imóvel que possuem para outro proprietário interessado em uma negociação similar, sem a necessidade de efetuar pagamentos em dinheiro.

Em grande parte dos casos, o valor dos imóveis permutados não é exatamente o mesmo, e uma das partes precisa pagar uma compensação, ou seja, cobrir a diferença de valores dos imóveis com um pagamento em dinheiro. Na permuta imobiliária, essa compensação é chamada de “torna”.

Quais são as vantagens de fazer uma permuta de imóveis?

Entre as vantagens de optar por esse modelo de negociação são muitas, temos:

Facilidade de negociação

A permuta pode ser uma excelente opção para quem deseja mudar de imóvel, mas está encontrando dificuldades para vender a propriedade atual. Dessa forma, o proprietário pode negociar com maior facilidade com o outro interessado.

Maquete de uma casa em cima de uma mesa. O texto centralizado diz "5 dicas para vender um imóvel com rapidez: Confira"

Economia financeira

Em alguns casos, a permuta pode gerar economia, pois pode haver isenção ou redução de impostos, como o ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis). No entanto, é necessário consultar uma imobiliária especializada para entender melhor sobre os aspectos fiscais da operação.

Agilidade na mudança

Com a permuta, o processo de mudança pode ser mais rápido, já que não é necessário aguardar a venda de um imóvel para adquirir outro. Além disso, de acordo com a Lei do Inquilinato (Art 32, Lei 8245/91), em caso de permuta de imóveis, o inquilino precisará sair do imóvel dentro de 30 dias após o processo, sendo que, em caso de venda, o inquilino tem o direito de permanecer no imóvel por até 90 dias.

Flexibilidade

A permuta permite a troca de diferentes tipos de imóveis (casas, apartamentos, terrenos, imóveis comerciais etc.), em diferentes localidades, o que pode ser uma excelente alternativa para quem deseja mudar de cidade, por exemplo.

Flexibilidade

Incluir nas vantagens uma novidade devido a Jurisprudência Art 32, Lei 8245/91 (Lei Inquilinato). O Direito de preferência não alcança os casos de perda da propriedade ou venda por decisão judicial, doação e PERMUTA!. ou seja em caso de permuta o inquilino precisa sair do imóvel dentro de 30 dias após o processo, coisa que em caso de venda o inquilino tem o direito de permanecer no imóvel até 90 dias.

Como funciona a permuta de imóvel?

O processo de permuta pode ser aplicado em qualquer tipo de imóvel, casas e apartamentos prontos, imóveis a serem construídos ou em construção, terrenos. A seguir, você vai entender os principais pontos referentes à permuta de imóvel.

O que é avaliado em uma permuta de imóveis?

Diferente do que muita gente pensa, não basta os imóveis envolvidos em uma negociação de permuta terem características semelhantes. Outros elementos também são fundamentais para que esse negócio seja realizado. Veja alguns dos mais importantes:

Localização

A região onde se localiza o imóvel tem relação direta à infraestrutura do bairro. Pensando nisso, as condições de ruas, calçadas, iluminação pública, sinalização, transporte, arborização e área de lazer são muito levadas em consideração na avaliação do imóvel para permuta.

Acabamento

Fundamental no momento da avaliação, um bom acabamento está relacionado à valorização do imóvel e ao conforto dos moradores. Se construído com materiais de mais durabilidade, os imóveis futuramente vão depender de menos manutenção, reparos e reformas.

Além disso, alguns materiais de acabamento mais refinados como madeiras nobres, mármore, cerâmica porcelana, fazem toda a diferença na valorização do imóvel para permuta.

Idade do imóvel

A idade do imóvel conta bastante na negociação para uma permuta. Além disso, também são analisadas características do projeto de construção e tecnologias do imóvel.

Especulação imobiliária

Para evitar problemas no futuro, a avaliação imobiliária para uma permuta deve ser feita de forma minuciosa. Por isso, a importância da presença de profissionais especialistas no assunto.

Quais são as condições para fazer uma permuta imobiliária?

A permuta de imóveis é uma transação comercial com segurança jurídica, ou seja, ela é reconhecida como um processo legal. Para que isso possa ocorrer, precisa haver um acordo prévio entre as partes, em especial no que diz respeito aos valores envolvidos.

As condições da troca são feitas pelo proprietário e futuro proprietário, não existe uma regra específica. Seja trocando imóveis de mesmo valor, ou com uma compensação em dinheiro envolvida, o importante é que ambas as partes estejam plenamente de acordo e o combinado seja registrado em contrato.

Como é o contrato de permuta de imóveis?

O contrato de permuta de imóveis é um documento legal que estabelece as condições para a troca de propriedades entre as partes envolvidas. Ele deve ser elaborado por um advogado ou um corretor de imóveis e registrado em cartório para garantir a segurança jurídica da transação.

No contrato de permuta, geralmente constam as seguintes informações:

  • descrição dos imóveis: os imóveis a serem permutados devem ser descritos detalhadamente, incluindo endereço, metragem, número de cômodos, entre outros;
  • identificação das partes: o contrato deve identificar claramente quem são os proprietários dos imóveis e se há algum representante legal;
  • valor dos imóveis: o valor de cada imóvel deve ser informado e, caso haja diferença de valor entre eles, deve ser especificado como essa diferença será compensada;
  • responsabilidades: o contrato deve estabelecer as responsabilidades de cada parte, como quem irá arcar com as despesas de escritura, registro, impostos, entre outros;
  • prazos: deve ser estabelecido um prazo para a entrega dos imóveis após a assinatura do contrato;
  • cláusulas específicas: dependendo do caso, podem ser incluídas cláusulas específicas, como a possibilidade de desistência da permuta, condições de uso do imóvel até a entrega, entre outras.

Documentos necessários para a permuta de imóveis

Os documentos necessários para a permuta de imóveis podem variar dependendo das especificidades de cada negociação e das leis locais. No entanto, de maneira geral, os seguintes documentos são comumente requeridos:

  1. documentos pessoais dos proprietários: RG, CPF, comprovante de residência e, se for o caso, documentos que comprovem o estado civil (certidão de casamento, por exemplo);
  2. documentação dos imóveis: escritura pública, matrícula do imóvel atualizada, IPTU, certidões negativas de débitos imobiliários, entre outros;
  3. certidões negativas dos proprietários: estas certidões comprovam que não existem pendências jurídicas ou financeiras que possam impedir a permuta. Incluem certidões de protesto, ações cíveis, criminais e trabalhistas, entre outras;
  4. contrato de permuta: este é o documento que formaliza a troca dos imóveis entre as partes. Ele deve ser elaborado por um advogado ou corretor de imóveis e registrado em cartório;
  5. laudo de avaliação dos imóveis: embora não seja obrigatório, é aconselhável que se tenha um laudo de avaliação dos imóveis para garantir que a permuta seja justa para ambas as partes.

Permuta de imóveis em Curitiba

Em Curitiba, você pode realizar esse processo por meio da JBA Imóveis. Após o estudo da viabilidade técnica, se for identificada a oportunidade de permuta, realizamos o contato com construtoras ou proprietários interessados. A JBA Imóveis atua como intermediadora da relação.

Para solicitar a avaliação do seu terreno ou imóvel para permuta, entre em contato via formulário em nosso site. Um corretor especialista entrará em contato para realizar o atendimento completo.

Pessoas apertando as mãos. O texto centralizado diz "Descubra como vender seu imóvel com segurança: Confira"

JBA Imóveis

Somos a JBA Imóveis, a sua imobiliária em Curitiba, há 30 anos realizando o sonho de centenas de famílias.