Se você comprou um imóvel para comprar e quer vendê-lo ou mesmo se já comprou pensando em investir, deve saber que existem fatores que podem aumentar sua lucratividade nesse processo. E, para isso, saber o que valoriza um imóvel é fundamental para que você possa agir de forma estratégica.
Neste artigo, reunimos os principais fatores que influenciam na valorização do imóvel, para que você possa prestar atenção desde o momento da compra até a venda da sua propriedade.
Aqui, você encontrará:
Quer saber mais? Continue a leitura!
Como funciona a valorização de um imóvel?
De maneira prática, a valorização de um imóvel acontece quando o preço de venda é maior do que o preço de compra. Ou seja, com o passar do tempo, o proprietário passa a ter lucro sobre o valor da venda desse imóvel.
O que valoriza um imóvel?
Diferentes fatores, internos e externos, podem valorizar um imóvel, tanto fatores diretos quanto indiretos. Aqui, você vai conhecer os principais:
Localização
A localização é um dos principais fatores externos que influenciam na valorização do imóvel, principalmente pelos seguintes pontos:
- proximidade do centro;
- proximidade de bairros nobres;
- segurança;
- vias de acesso;
- outros empreendimentos próximos;
- disponibilidade de serviços;
- escolas;
- áreas de lazer.
Quanto mais itens dessa lista a região do seu imóvel tiver, maior será a valorização, pois o local será de maior interesse para futuros compradores.
Infraestrutura local
A presença de infraestrutura de qualidade, como parques, áreas de lazer, redes de esgoto e água, iluminação pública, e ruas pavimentadas, também contribui para a valorização.
As áreas em processo de desenvolvimento, regeneração ou gentrificação, que recebem novos projetos residenciais, comerciais ou de lazer, tendem a ver um aumento no preço dos imóveis.
Estado de conservação do imóvel
É natural que, com os anos, surjam algumas “marcas do tempo” no seu imóvel. Porém, se você quer conseguir um bom retorno com a valorização do imóvel, é preciso ter cuidado e manter sua propriedade em boas condições.
Isso inclui fazer a manutenção do imóvel, seja para prevenir ou consertar problemas que possam aparecer, e também reformas que possam aumentar o valor do imóvel, como a construção de uma piscina ou churrasqueira, melhorias na cozinha, troca dos azulejos e revestimentos etc.
Melhorias e renovações
Renovações que aumentam a funcionalidade e a estética de um imóvel, como atualizações na cozinha e banheiro, sistemas de aquecimento e refrigeração mais eficientes, e adição de tecnologias sustentáveis, podem aumentar seu valor.
Documentação
Pode parecer que não, mas manter a documentação do seu imóvel em dia é um grande fator de valorização. Isso porque, na hora da venda, se houver alguma pendência jurídica ou financeira com os documentos necessários para vender o imóvel, o processo será muito mais lento e abrirá margem para que o comprador negocie o valor do imóvel, reduzindo o seu lucro.
Para que você não enfrente esse problema, o mais recomendado é contar com o auxílio de uma imobiliária de confiança com equipe especializada na área jurídica. Aqui em Curitiba, a JBA Imóveis pode te ajudar em todo o processo.
Lançamentos para investir em Curitiba
Agora que você já sabe o que valoriza um imóvel e está pronto para investir com conhecimento e segurança, que tal conhecer as melhores opções de empreendimentos em Curitiba e região? A JBA Imóveis conta com lançamentos para todos os gostos e preferências. Entre em contato conosco e confira!
- Artigo Anterior Como vender um imóvel financiado? Conheça as regras
- Próximo Artigo Como organizar uma mudança? Confira 8 dicas