Casal sentado em um sofá, organizando a mudança.
JBA Imóveis

Organizar uma mudança pode parecer um grande desafio, especialmente quando nos deparamos com a quantidade de tarefas envolvidas. Desde o empacotamento de todos os itens até o transporte e a instalação no novo lar, é comum sentir-se sobrecarregado. No entanto, saber como organizar a mudança de maneira prática e eficiente faz toda a diferença para evitar o estresse e transformar esse momento em uma experiência mais tranquila e positiva.

Neste artigo, vamos compartilhar orientações valiosas para te ajudar a passar por esse processo sem complicações, garantindo que tudo chegue ao novo endereço de forma segura e bem organizada.

8 dicas para organizar sua mudança

A chave para uma mudança bem-sucedida está no planejamento. Com algumas dicas simples, você poderá preparar cada etapa com antecedência. 

1. Escolha um bom serviço de transporte

Antes de escolher a empresa para fazer a mudança de casa, saiba qual tipo de serviço você quer e precisa contratar. Por exemplo, você precisa de uma empresa que apenas transporte os objetos já embalados ou quer algo mais completo?

Outra dica é pesquisar tudo sobre a empresa que você pretende contratar e pedir orçamentos para conseguir o melhor custo x benefício.

Exigir a nota fiscal do serviço, acompanhar todo o processo de perto e não deixar objetos extremamente importantes e valiosos nas mãos de terceiros são cuidados que também devem ser seguidos.

2. Contas de água, luz e internet

Quando estiver prestes a deixar seu imóvel antigo, vá aos postos de atendimento de cada serviço, ligue ou abra chamado via internet para solicitar os desligamentos e as transferências. Assim, você evita que outras pessoas usem os serviços de água, luz e internet em seu nome, o que seria mais um motivo de preocupação no futuro.

3. Contrate bons instaladores

Existem aplicativos e sites de serviços em que você encontra ótimos profissionais de instalação de móveis que podem ser bem úteis na sua mudança. Aproveite a tecnologia e encontre profissionais que tenham uma boa reputação. Assim, você efetua a contratação com tranquilidade e de maneira antecipada, sem ter que pensar nisso durante o corre corre da mudança de imóvel.

4. Realize os reparos

Antes da mudança, faça todos os reparos necessários. Verifique se o defeito que você encontrou no imóvel consta na vistoria, caso contrário, acione a imobiliária ou o (antigo) proprietário do imóvel. Feito isso, verifique como o reparo vai ser efetuado.

Uma atenção especial para infiltrações, encanamentos e instalações elétricas.

5. Separe tudo por categoria

Antes de encaixotar tudo, classifique seus pertences em quatro categorias: objetos de uso, doação, descarte e venda. Afinal, você não vai querer morar em uma casa ou apartamento novo com objetos que já não servem mais para o seu atual momento de vida. Feita a divisão, dê o destino certo para cada objeto e comece a encaixotar!

6. Caixas, etiquetas e fita

Chegamos na parte da mudança propriamente dita. Para começar, pegue em lojas e supermercados muitas caixas de papelão. Também tenha fita, etiquetas e pincel para quadro negro em mãos.

Faça o empacotamento cômodo por cômodo e tenha atenção redobrada quando os objetos forem frágeis. Nesse caso, o uso de jornais, plástico bolha e sacos plásticos pode ajudar a preservar os objetos mais delicados.

Não se esqueça de mencionar o que vai dentro de cada caixa para evitar danos e prejuízo em caso de quebra. Lembre-se: todo cuidado é pouco!

7. Mala de sobrevivência

Como a maioria dos seus objetos vai estar empacotado durante um tempo, é ideal que você tenha consigo uma mala de sobrevivência com os principais itens para passar alguns dias. Uniforme e algumas mudas de roupa, itens de higiene pessoal, remédios, carregador de celular e principais documentos são itens que devem estar no seu kit.

8. Faça uma limpeza pré-mudança

Independentemente se você vai ou não terceirizar o serviço de limpeza, é importante seguir algumas dicas para que ela seja feita da melhor forma. Comece sempre a limpeza de cima para baixo (caso o imóvel tenha mais de um andar) e de trás para frente, para evitar retrabalho.

Dê atenção para os cantos, rodapés e, em especial, para a cozinha e os banheiros, locais que costumam acumular mais germes e bolores. Por fim, tire o pó de tudo e não se esqueça de locais que normalmente não limpamos na faxina diária, como maçanetas e janelas.

Seguindo as dicas acima, comece uma vida nova no seu novo lar! Gostou das dicas? Continue acompanhando o blog da JBA Imóveis e nossas dicas para morar bem em Curitiba e região.

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