Apartamento compacto em Curitiba, Paraná.
JBA Imóveis

Comprar um apartamento compacto pode trazer muita praticidade para a sua vida. Além do valor de compra ou de aluguel reduzido, manter esse tipo de imóvel pode ser muito mais simples quando o assunto é limpeza e organização.

Contudo, para algumas pessoas, decorar um apartamento pequeno pode ser um desafio. Por isso, neste artigo levantamos algumas dicas de ouro para deixar seu apartamento compacto com a sua cara.

O que é um apartamento compacto?

Apartamentos compactos são imóveis com metragem abaixo de 35 m². Podem ser quitinetes, studios e até mesmo imóveis de luxo. Essa tendência já era relativamente comum em Tóquio, com unidades pequenas para pessoas que moram sozinhas. O “conceito”, para usar o vocabulário das construtoras, é morar perto dos grandes centros ocupando um pequeno imóvel e terceirizando a experiência de ficar em casa a ambientes comuns, como se faz em um hotel ou clube.

No Brasil, esse modelo vem se popularizando bastante entre estudantes e jovens casais, que buscam praticidade e preços acessíveis.

Dicas de decoração para apartamentos compactos

Espelhos bem posicionados, poucos e claros móveis. Esses são artifícios adotados em apartamentos pequenos por uma simples razão: realmente funcionam. Mas existem muito mais opções que você pode adotar em seu apartamento compacto.

Utilize cores para setorizar os espaços

Em um apartamento espaçoso, cada área da casa é bem definida. Já em apartamentos compactos, você mesmo precisa criar essa setorização, que vai deixar tudo com uma cara mais aconchegante e personalizada.

Muitas pessoas acham que deixar todas as paredes brancas vai dar uma sensação de mais espaço mas, na verdade, o efeito é o contrário. Trabalhar bem o uso de cores nas paredes, móveis e até no teto cria ambientes bem definidos e vantajosos.

Invista em móveis com mais de uma utilidade

Quando se mora em um apartamento compacto, nenhum espaço deve ser jogado fora. Uma boa maneira de aproveitar cada centímetro da melhor forma possível é investir em móveis funcionais — que podem servir para mais de uma função no mesmo espaço.

Ideias não faltam nesse tipo de móvel:

  • cama com baú e nichos;
  • puff baú;
  • estantes multifuncionais;
  • mesa e cadeiras retráteis;
  • sofá cama etc.

Uma boa dica para quem quer investir nesse tipo de móvel é acompanhar projetos de arquitetos especializados em apartamentos compactos e se inspirar nas soluções encontradas.

Pense em armazenamento vertical

Estantes e prateleiras nas paredes são as melhores amigas de quem opta por um apartamento compacto. Isso porque você ganha espaço de armazenamento vertical sem abrir mão da área de circulação.

Além de servir para guardar livros e outros objetos de cada ambiente, as estantes e prateleiras também servem para aprimorar a decoração e deixar o ambiente com a sua cara. 

Por que investir em imóveis compactos

Apartamentos compactos são muito vantajosos, queira você alugar, comprar para morar ou para investir. Aqui estão os principais motivos para você levar isso em consideração:

  • valor mais acessível;
  • menos gastos com manutenção;
  • alta valorização;
  • investimento inicial favorável para investir;
  • alta rentabilidade;
  • boa valorização;
  • fácil de alugar.

Encontre o apartamento compacto ideal para você em Curitiba com a JBA Imóveis. Conheça nossas opções disponíveis!

Ruas da cidade de Curitiba iluminadas a noite, com o texto à esquerda apartamentos compactos em Curitiba.

JBA Imóveis

Somos a JBA Imóveis, a sua imobiliária em Curitiba, há 30 anos realizando o sonho de centenas de famílias.