Com preços mais em conta e espaços maiores, os imóveis usados têm sido a opção para muitas pessoas que desejam adquirir a casa própria ou investir em valorização. Contudo, para que a realização do sonho não se transforme em pesadelo, é preciso estar atento aos documentos necessários para compra de imóvel usado.
E, quando falamos em documentos, não são apenas os do comprador, mas também a documentação do imóvel e do atual dono. Tomar esse cuidado evita até mesmo o risco de eventual perda do imóvel como consequência de alguma ação judicial movida contra o proprietário/vendedor.
Neste artigo, você encontrará:
- O que verificar antes de comprar um imóvel usado?
- Quais os documentos necessários para compra de imóvel usado?
- Quais as responsabilidades do vendedor de imóvel usado?
- Encontre o imóvel ideal em Curitiba
Fique por dentro dos principais detalhes relativos à documentação para realizar sua compra de imóvel usado com tranquilidade e segurança. Continue a leitura e confira!
O que verificar antes de comprar um imóvel usado?
Saber o que verificar antes de comprar um imóvel usado é o segredo para não cair em maus negócios. Aqui estão os principais itens a serem avaliados.
Matrícula atualizada do imóvel
Para começar, o comprador deve ler com atenção a matrícula atualizada do imóvel. Esse documento contém todas as informações e/ou restrições relativas à propriedade, por exemplo:
- medidas do terreno;
- área construída;
- acréscimo de construção;
- proprietários anteriores;
- hipotecas ou dívidas pendentes.
A matrícula atualizada do imóvel pode ser pedida na forma de uma certidão no Cartório de Registro de Imóveis responsável pela região do imóvel, mediante o pagamento de uma taxa. A data de emissão dessa certidão deve ser recente, há menos de 30 dias.
Outro cuidado é consultar com a prefeitura se não há projeto de desapropriação para a área onde está situado o imóvel. Se a negociação for intermediada por uma imobiliária, o comprador deve ficar atento também a eventuais documentos complementares — quando o imóvel for financiado, são pedidos documentos pessoais e comprovante de renda do comprador.
Documentação do proprietário do imóvel
Do proprietário, devem ser pedidos os seguintes documentos:
- certidão vintenária com negativa de ônus atualizada, contendo o histórico dos últimos 20 anos do imóvel;
- certidões negativas dos cartórios de protesto da cidade onde o proprietário reside;
- certidões negativas de débito do IPTU, em que o comprador deve conferir se a metragem anotada na escritura coincide com a descrita no carnê.
No caso de um imóvel financiado, o comprador deve saber as condições de liberação ou transferência. Também é necessário obter a declaração negativa de débito ao síndico do condomínio.
Avaliação do contrato de compra e venda
O contrato de compra e venda também exige cuidados. É recomendado que o contrato de compromisso ou promessa de compra e venda seja averbado no Cartório de Registro de Imóveis. Essa providência, que poucos compradores adotam, garante o cumprimento do acordo, no caso de o proprietário querer desistir da venda.
Ademais, essa ação evita golpes, como o de venda do mesmo imóvel para diversos interessados, e assegura a concretização do negócio para quem registrou o compromisso.
Registro do imóvel
O momento de pagamento do imóvel não deve dispensar a lavratura da escritura definitiva de venda e compra, feita pelo Tabelião de Notas, com todas as informações da venda, incluídos os valores exatos do negócio.
Quanto custa o registro do imóvel?
As taxas referentes ao registro do imóvel — imposto sobre transmissão de bens imobiliários, taxa de escrituração imobiliária e encargos municipais — podem variar de 4% a 6% do valor do bem, dependendo da cidade.
Quais os documentos necessários para compra de imóvel usado?
Por sua vez, o comprador do imóvel usado também precisa ter em mãos alguns documentos essenciais para realizar a transação. São eles:
- comprovante de identidade (RG ou CPF);
- declaração do Imposto de Renda;
- comprovante de estado civil;
- comprovante de residência atualizado;
- comprovante de renda;
- extrato do FGTS (caso for utilizado).
Quais as responsabilidades do vendedor de imóvel usado?
As responsabilidades do vendedor de um imóvel usado giram em torno da transparência do processo. Afinal, é ele quem tem as informações sobre o bem e, portanto, deve fazer bom uso dessas. O proprietário deve:
- manter a documentação do imóvel completa e atualizada;
- ser honesto sobre quaisquer problemas aparentes, podendo realizar reformas antes da venda ou apenas mostrar os defeitos do imóvel ao comprador;
- apresentar os “vícios ocultos” do imóvel — questões imperceptíveis a curto prazo, como problemas hidráulicos, cupim e outros;
- mostrar-se solícito com visitas dos potenciais compradores.
Encontre o imóvel ideal em Curitiba
Agora que você já conhece todos os documentos necessários para compra de imóvel usado, está pronto para escolher o local perfeito para ser seu novo lar. Confira também o nosso artigo O que levar em conta na hora de comprar um imóvel em Curitiba e confira as dicas para tomar sua decisão.
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