Investir em imóveis para alugar é um bom negócio?

A busca por imóveis para alugar vem aumentando desde o último ano. Em São e no Paraná, o aumento foi de 18%. No Rio de Janeiro, 33%, em Brasília, 37%, na Bahia, 35% e em Pernambuco e Minas Gerais foi 31%, de acordo com a revista Veja.

O número anima proprietários e investidores do mercado imobiliário, uma vez que o momento é incerto para a economia. O setor de moradia e construção civil, no entanto, tem boas projeções. Por isso, continua valendo a pena investir em imóveis, sendo uma ótima opção para variar a carteira em tempos de crise.

Além de ser uma forma segura de investir e com grande potencial de valorização, pessoas interessadas em comprar o primeiro imóvel também podem aproveitar o momento de alta. A dica é adquirir um patrimônio e garantir renda sem precisar se desfazer do bem.

As notícias são ótimas para os entusiastas do mercado de investimentos. Preparamos este artigo com as principais informações a respeito. Se quiser saber mais, continue a leitura!

Investir em imóveis para alugar em 2021 pode ser uma boa ideia

Quem tem uma reserva financeira ou já está acostumado a investir, deve considerar a oportunidade de comprar imóveis em 2021. A pandemia, embora tenha impactado negativamente a economia de uma forma geral, fez com que muitas pessoas pensassem em como fazer o dinheiro render e garantir uma renda extra de forma segura – principalmente, disponibilizando o imóvel para locação.

De acordo com os números do Índice Fipezap, houve alta no preço do aluguel residencial. Os imóveis para alugar em Curitiba, por exemplo, tiveram um aumento de 12,24% no último ano. 

Além disso, imobiliárias e construtoras estão facilitando a compra e adaptando as formas de pagamento à realidade do investidor. Por isso, se você tem dinheiro guardado e quer ver ele valorizar ao longo do tempo de forma segura e contar com uma renda extra com valor de aluguel, a hora de comprar imóveis é agora.

Lucratividade é mais alta no mercado imobiliário

Outro benefício de investir em imóveis para alugar é que, se formos comparar a lucratividade dos tipos de investimentos disponíveis do mercado, o setor imobiliário sai na frente. Temos como base investimentos de renda fixa, como CDB (Certificado de Depósito Bancário), Tesouro Direto ou Caderneta de Poupança. 

Para ter a visualização correta, é preciso avaliar os retornos líquidos, ou seja, descontando taxas e impostos. Isso contribui, inclusive, para você definir o melhor valor de locação.

Além da rentabilidade, os riscos de comprar um imóvel é menor do que investir seu dinheiro de outra forma. Em geral, no aluguel, seus maiores riscos estão na depreciação do bem e no tempo de vacância, ou seja, tempo de imóvel desocupado. A boa notícia é que os dois riscos são facilmente corrigíveis, basta ter sempre a manutenção em dia e ficar atento aos valores cobrados no mercado.

Enquanto isso, outros tipos de investimento estão sujeitos a uma série de fatores, como queda nas taxas, flutuações na economia e necessidades do governo – este último, quando o investimento é feito no Tesouro Direto.

Investir em imóveis para alugar é a melhor opção para quem quer algo seguro e duradouro e não exige grandes conhecimentos em investimentos. É a maneira mais simples de ter patrimônio e garantir renda mensal.

A escolha do imóvel é determinante para o sucesso do seu investimento

Para que seu investimento se desenvolva conforme planejado, é imprescindível que você escolha bem a propriedade que vai adquirir. Localização, metragem, segurança e infraestrutura são os aspectos mais levados em consideração por quem busca um imóvel para alugar. Por isso, esteja atento às melhores localidades, com tamanhos e infraestrutura adequada para o tipo de inquilino que você irá buscar. 

Pensando em ajudar você nessa tarefa, preparamos alguns cuidados que devem ser levados em conta na hora de escolher um imóvel que traga o retorno esperado.

Infraestrutura do imóvel

A construção é um ponto importante na valorização de um imóvel. Para escolher bem, verifique o acabamento, pergunte sobre os materiais utilizados e lance mão de um olhar cirúrgico para avaliar os detalhes do imóvel.

Verifique se a fachada está em bom estado, se há falhas na pintura, se o piso externo está nivelado e sem necessidade de reformas.

Na parte interna, é importante observar a caixa de eletricidade. Uma fiação envelhecida desvaloriza o imóvel e pode se tornar perigosa para os futuros moradores do imóvel. Da mesma forma, fique atento a sinais de vazamentos e observe se as torneiras fecham corretamente.

Imóveis com muitas coisas a fazer podem até ser locados, mas por preços mais baixos. Além disso, a deterioração sem reparo pode danificar uma construção de forma severa e custar muito mais caro para o proprietário. 

Analise as facilidades que a propriedade oferece

Qualidade de vida é um fator que impacta diretamente no valor do aluguel e na escolha do inquilino por um imóvel. Por isso, veja se a casa ou apartamento oferecem facilidades para o morador. Um condomínio com áreas de lazer, por exemplo, é bastante valorizado. Piscinas, salões de festas, academias e churrasqueira também agregam valor à locação.

Ter estabelecimentos que oferecem serviços básicos próximos ao imóvel tambémsão pontos positivos, como supermercados, farmácias, escolas, shoppings e postos de gasolina.

É importante ficar atento a serviços públicos de qualidade, como saneamento básico, transporte, iluminação e segurança.

As pessoas costumam preferir apartamentos que oferecem elevadores, vagas de garagem cobertas, portaria 24 horas e outros benefícios de um empreendimento.

Qual morador você quer atrair?

Antes de fechar negócio, é importante que você saiba quem quer atrair para a sua propriedade. Kitinetes, studios e apartamentos com metragem até 50 metros quadrados costumam ter como interessados estudantes e pessoas com renda mais controlada.

Por outro lado, investir em imóveis maiores, com metragem mais generosa e a partir de dois quartos podem ser mais vantajosos se você quer garantir um aluguel alto. Isso acontece porque, em geral, essas propriedades são buscadas por famílias e pessoas com maior poder aquisitivo.

O melhor de tudo isso é que existe mercado para todos. Basta você analisar o que pretende com o investimento para que consiga colher os frutos esperados. 

Como você viu, investir em imóveis para alugar é uma boa forma de aplicar seu dinheiro de maneira segura e ainda garantir uma renda extra mensal. Agora que você já está convencido, comece a procurar um imóvel para comprar e veja como o investimento pode ser vantajoso para você! E, se já tem um imóvel e quer ajuda para fechar um contrato de locação seguro e rentável, conte mais uma vez com a JBA Imóveis para auxiliar você na negociação.