JBA Imóveis

Está pensando em comprar um imóvel, mas segue cheio(a) de dúvidas? Sabemos que esse investimento envolve muitas questões e é necessário analisar tudo com muito cuidado antes de fazer qualquer negócio. Antes, é necessário definir: casa ou apartamento? E, para escolher, é importante conhecer as características dessas opções e como elas podem impactar sua vida e da sua família a longo prazo.

Tanto uma casa quanto um apartamento têm suas vantagens e desvantagens, e uma escolha pode ser mais atrativa e mais cômoda do que a outra, a depender das necessidades do comprador. Tudo depende, é claro, do seu estilo de vida, situação financeira e objetivos pessoais.

Por isso, listamos a seguir diversas informações e dicas sobre o tema para que você possa tomar a melhor decisão. Confira o que vamos abordar:

Boa leitura!

 

Por que investir em imóveis? 

O investimento em imóveis segue sendo um dos mais recorrentes ao longo dos anos. Mesmo com a economia passando por diversas instabilidades, o mercado imobiliário segue movimentado.

Em 2021, o número de imóveis residenciais vendidos bateu recorde – foi o maior no país desde o ano de 2014. Esses dados vêm do indicador da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Isso mostra que investir em imóveis ainda é uma ótima oportunidade para ampliar o seu patrimônio.

Algumas características fazem a compra de imóveis terem esse desempenho:

  • São investimentos seguros;
  • Possuem alto potencial de valorização;
  • São protegidos pela inflação;
  • São uma possibilidade de renda passiva;
  • São uma proteção para o patrimônio da família.

 

O que é melhor: casa ou apartamento?

Uma casa ou um apartamento têm características bastante distintas para quem está pensando em comprar um imóvel. 

É importante destacar que essa é uma escolha bastante pessoal, pois depende de preferências como espaço, segurança, opções de lazer, conforto e custo de manutenção. Ou seja, é preciso avaliar muito bem cada tipo de moradia, sempre de acordo com suas necessidades e expectativas.

E a seguir, conheça as vantagens – e também desvantagens – de morar em uma casa ou apartamento.

 

Vantagens de morar em casa

Morar em uma casa tem muitas vantagens para quem tem uma família maior ou preza por mais espaço e privacidade. A metragem e a área útil de uma casa costuma ser muito maior do que a de apartamentos.

Além disso, casas costumam estar localizadas em bairros e regiões mais tranquilas, com menos movimento e mais serenidade para quem busca qualidade de vida. 

A ausência de vizinhos muito próximos garante ainda mais liberdade para quem gosta de ouvir música em volume um pouco mais alto ou receber amigos com frequência, por exemplo. 

No caso de famílias com crianças, a vantagem é grande, pois ter uma casa, normalmente, significa ter uma área externa maior, permitindo que elas brinquem ao ar livre sem ter a necessidade de ir a outros espaços de lazer.

Uma casa também é o imóvel ideal para quem gosta de cultivar plantas ou para quem tem animais de estimação. Há áreas externas para plantar uma horta ou deixar seu gato ou cachorro aproveitarem o espaço. 

Além disso, em uma casa não é necessário pagar condomínio, despesa que muitas vezes pesa no bolso da família. Com tantas vantagens, já dá para pensar em procurar uma casa, certo?

 

Desvantagens de morar em casa

Geralmente, possuem um custo mais elevado, seja pela compra ou pela manutenção. Como não há rateio das despesas com vizinhos e condôminos, os custos com manutenção da casa, que são indispensáveis para a conservação do imóvel, acabam sendo mais elevados, uma vez que ficam inteiramente sob responsabilidade do morador. 

Outra desvantagem de morar em casa é a questão da segurança. Se quiser garantir mais tranquilidade para sua família, você precisará investir em equipamentos como câmeras de vigilância e cercas elétricas, que nem sempre são muito baratos. Além disso, se você viaja muito ou fica pouco tempo em casa, pode correr o risco de maior exposição a furtos ou roubos.

Vantagens de morar em apartamento

Esse tipo de imóvel oferece mais segurança a seus moradores. Há muitas opções de prédios com portarias 24 horas, câmeras de vigilância e portões eletrônicos, que garantem o controle de quem entra e de quem sai do prédio, bem como evita que desconhecidos acessem o condomínio. 

Por serem mais compactos, os apartamentos também são muito mais práticos para limpar e organizar. Para quem tem uma rotina mais intensa e pouco tempo para se dedicar à manutenção e limpeza do espaço, esse pode ser um grande benefício. 

Outra vantagem de comprar um apartamento é que, para quem tem crianças, os condomínios normalmente oferecem áreas de lazer onde os pequenos podem fazer amizades e brincar com segurança. 

Já para os adultos, há espaços como quadras de esportes, academias e salão de festas, bem como espaço pet para o seu animal de estimação, facilitando muito mais os momentos de descanso e diversão.

Condomínios tendem também a ter localizações mais privilegiadas, próximas a centros urbanos ou, quando distantes, costumam ser atendidos por diversas linhas de transporte público. Em consequência disso, o morador acaba diminuindo os gastos e tem seus deslocamentos facilitados.

 

Desvantagens de morar em apartamento

Apesar das vantagens, uma questão a se ter em mente é que morar em apartamento é sinônimo de adotar uma vida mais compacta. Afinal, o tamanho desses imóveis, geralmente, é menor. Já no caso de apartamentos com metragens maiores, o custo pode ser mais elevado. 

Outro ponto é que, em apartamentos, a privacidade é reduzida, uma vez que se convive com vizinhos diariamente, uma vez que eles estão na porta ao lado. 

Comprar um apartamento também pode significar menos autonomia, pois é preciso aceitar as regras determinadas pelo condomínio. Isso porque, ao desrespeitar o regimento interno, você pode correr o risco de receber advertências e até mesmo multas.

Por isso, sempre analise antecipadamente a rotina do lugar e pondere se ela combina com o seu estilo de vida e o da sua família.

 

Condomínio de casas: pode ser a opção ideal

Essa é uma opção que une vantagens dos dois tipos de moradia. Morar em condomínio de casas é a opção ideal para quem busca segurança, espaço, tranquilidade e qualidade de vida para a família, além de muitos outros benefícios.

Um sobrado ou casa em condomínio fechado normalmente está localizado em áreas mais reservadas, com total controle de entrada e saída de pessoas, evitando a presença de desconhecidos, como vendedores ambulantes e entregadores. Além disso, os terrenos costumam ser mais afastados uns dos outros, o que garante muito mais liberdade para você e sua família aproveitarem o espaço disponível.  

Privacidade e segurança estão diretamente ligadas. Além do controle de entrada e saída, condomínios fechados geralmente possuem, por exemplo, sistemas de segurança 24h, guarita de acesso e câmeras de vigilância que garantem a tranquilidade dos moradores. Outro ponto positivo é que todos esses itens já estão inclusos na taxa condominial, ou seja, não há necessidade de contratar serviços extras de segurança.

Um condomínio fechado pode oferecer tudo o que você e sua família precisam para viver com bem-estar. As áreas de lazer, por exemplo, contemplam tanto pais quanto filhos de todas as idades. Alguns condomínios contam com imensas áreas verdes, quadras poliesportivas, playground, churrasqueira, salão de festas e piscina. São espaços seletos, frequentados apenas pelos moradores. E o melhor: não há necessidade de sair de casa para aproveitar isso tudo. Além disso, as crianças podem brincar sem riscos dentro das ruas do condomínio, o que é muito mais seguro.

Comprar apartamento ou casa em Curitiba

Agora que você já sabe as vantagens, e também algumas desvantagens, de morar em uma casa ou apartamento, já pode escolher a melhor opção de imóvel para você e sua família! Há também a opção – muito válida, por sinal – de comprar um imóvel para locação. De toda forma, você já consegue ter uma noção dos diferenciais que casas, apartamentos e casas em condomínios fechados possuem.

E, depois de decidir qual a melhor opção para você e sua família – de acordo com a finalidade do imóvel -, encontre o seu novo investimento com a ajuda da JBA Imóveis

Com uma equipe de mais de 150 colaboradores, mais de 130 construtoras parceiras e mais de 2.000 ofertas de imóveis, hoje, a JBA Imóveis é a maior imobiliária de Curitiba, sendo referência na capital paranaense.

Oferecemos o processo digital de aluguel e venda de imóveis. Com apenas alguns cliques você busca pelos imóveis de sua preferência, recebe atendimento online, e realiza o seu pré-cadastro totalmente online, sem sair de casa. Clicando aqui, te ajudamos a encontrar o imóvel ideal.

Você ainda conta com atendimento ágil, realizado por nossa equipe de corretores online, seja pelo nosso chat ou por WhatsApp

JBA Imóveis

Somos a JBA Imóveis, a sua imobiliária em Curitiba, há 30 anos realizando o sonho de centenas de famílias.