Ter um lar aconchegante e que combina o(s) morador(es) é o anseio de muita gente. Uma vez que você já não precisa mais se preocupar com os itens básicos de sobrevivência de uma casa ou apartamento, é hora de pensar em criar uma identidade para a sua moradia. Você já sabe o que mais combina com você? Se a sua resposta é ‘não’, fique com a gente! Neste artigo, falaremos sobre oito estilos de decoração que estão super em alta e você vai poder identificar qual deles combina mais com a sua personalidade.

Falaremos sobre os estilos de decoração:

  • Escandinavo
  • Moderno 
  • Boho
  • Contemporâneo
  •  Industrial
  • Minimalista
  • Rústico
  • Retrô

E, aí? Já tem alguma ideia de qual deles se assemelha mais ao seu perfil? Se a sua resposta for “não”, nem precisa se preocupar. Falaremos das características de cada um deles para você poder deixar o seu cantinho com a sua cara. Vamos lá?

Por que você deve decorar o seu lar

Pode-se dizer que existe uma diferença entre “morar” e “viver” em um local. “Morar” passa a ideia de que aquele é o espaço em que se encontra seu endereço. Já “viver” transmite um sentimento de lar, de conforto e aconchego. E, para viver bem em um local, a decoração tem um papel muito importante.

Por mais que algumas pessoas pensem que decoração seja algo que existe apenas com o intuito “embelezar” ambientes, o poder da decoração de um ambiente que combina com a sua personalidade vai muito além disso.

Projetos de decoração dos mais diversos estilos promovem uma maior sensação de bem-estar e qualidade de vida, além de permitir um melhor aproveitamento dos espaços dentro da sua casa ou apartamento.

Quais são os estilos de decoração?

Já sabemos que a decoração é super importante para a sua percepção a respeito do seu lar. Mas, antes de começar a decorar qualquer ambiente, é muito importante conhecer quais os estilos de decoração existentes e qual(is) deles combina(m) melhor com você.

Separamos oito estilos de decoração que são considerados tendências no cenário atual do design de interiores. Confira.

1. Estilo de decoração Escandinavo

O estilo de decoração escandinavo tem conquistado o coração de muita gente. Devido a sua origem nórdica, é um tipo de decoração voltado para o estilo de vida mais simples e aconchegante em lugares de frio rigoroso. Um detalhe bastante valorizado na decoração escandinava é a priorização à iluminação natural nos ambientes e o apreço pelo “menos é mais”, sem o excesso de objetos e móveis pelos cômodos.

Por isso, a estética do estilo de decoração escandinavo – que tem como base o minimalismo – é ótima para espaços pequenos. Em ambientes com esse tipo de decoração, é possível encontrar cores em tons mais frios, neutros e suaves – como nude, branco, off white, gelo, bege, cinza – e móveis e objetos de decoração mais rústicos – com madeira e materiais felpudos.

Como no estilo de escandinavo a cor predominante costuma ser o branco, são os objetos de decoração que vão dar os toques diferenciados no ambiente. Por isso, com eles você pode trabalhar outras cores, como azul, verde e rosa, por exemplo – mas sempre mantendo-se nos tons mais claros.

Para compor uma casa ou apartamento com o estilo de decoração escandinavo, você pode trabalhar com diferentes texturas através de colchas, tapetes, mantas e almofadas. Isso tudo ajuda a acrescentar um toque de modernidade e personalidade na decoração. 

2. Estilo de decoração Moderno

Diferente do que você pode estar pensando agora, o estilo de decoração moderno não reflete os dias atuais. Ele está ligado ao movimento modernista ocorrido na primeira metade do século XX, que tinha como princípio o abandono do tradicional. Nesse estilo, a ideia principal é a de que, mesmo que os anos passem, sua estética permaneça atual, sempre no acompanhamento das novas tendências.

O moderno é um estilo de decoração que também possui uma estética minimalista, excelente para ambientes de pequena área. Nesse estilo, o que predomina é um ambiente “limpo”, com poucas cores, poucos móveis e poucos detalhes, deixando muito espaço livre e aconchegante e dando mais relevância à praticidade e funcionalidade dos cômodos.

No estilo de decoração moderno, as cores mais utilizadas são as mais neutras: branco, preto, marrom e cinza. Para esse estilo, o interessante é que a maioria dos itens que compõem a casa ou apartamento não estejam à mostra. Por isso, utilizar móveis e objetos inteligentes – que ocupam pouco espaço, mas realizam muitas funções – faz muito sentido no estilo de decoração moderno.

Para quem adora uma novidade e está sempre acompanhando as tendências tecnológicas, o estilo de decoração moderno é o ideal.

3. Estilo de decoração Boho

A palavra boho vem do termo em inglês “bohemian”, que em português se traduz para “boêmio”, um estilo de vida que preza pela liberdade e pela arte. Presente não só como estilo de decoração mas também na moda, o estilo boho tem sido um dos queridinhos nos tempos atuais. Com várias referências às culturas hippie, cigana e folk, o estilo boho – ou boho chic – é ousado e chama a atenção das pessoas mais despojadas e descontraídas.

Por se tratar de um estilo de decoração nada convencional, as cores mais utilizadas no boho são os tons terrosos, como marrom, areia, caramelo, bordô, coral e nude, por exemplo.

E algo que chama bastante atenção no estilo de decoração boho é a combinação de vários elementos relacionados a natureza, misticidade e artesanato. Por isso, é muito comum ver numa decoração boho peças de crochê e macramê, por exemplo, criando um aspecto de conforto, criatividade e personalidade forte.

Nesse estilo, também é possível encontrar como decoração várias plantas, inclusive as mais secas, como cactos. O verde das plantas ajuda a dar um toque diferente dentro dos tons terrosos. 

Bastante presente na vida das pessoas, o estilo contemporâneo não deve ser confundido com o moderno. O estilo contemporâneo pode ser considerado como o pós-moderno. Apesar de serem bastante similares, quando falamos em design de interiores, o estilo moderno tem mais foco no que é funcional e o estilo contemporâneo segue uma vibe mais futurista e com grande apreço pela tecnologia.

Existem algumas características bem marcantes do estilo de decoração contemporâneo, como o uso de linhas retas e sofisticadas, superfícies lisas e poucos detalhes, deixando o ambiente o mais “limpo e leve” possível.

Nesse estilo, o minimalismo também é bastante presente. Quanto às cores da paleta de decoração contemporânea, não se encontra nada extravagante. Apenas tonalidades mais neutras, com toques de madeira e mármore.

No estilo contemporâneo, os objetos devem estar o mais escondidos possível, dando prioridade àqueles móveis embutidos que facilitam a sensação de espaço e conforto.

Criado nos anos 50 nos Estados Unidos, mais especificamente em Nova Iorque, o estilo de decoração industrial surgiu pelo fato de que as pessoas começaram a ocupar galpões industriais como forma de moradia.

Com uma aparência mais “dura” e rudimentar de fábricas, o estilo de decoração industrial tem sido muito apreciado hoje em dia. Sem mudanças estruturais nos locais, as pessoas passaram  a levar seus móveis e a transformar o lugar previamente industrial em seus lares. Devido a isso, surgiram as plantas de conceito aberto, onde não há divisões e os espaços são todos integrados.

Portanto, nesse tipo de espaço, é comum ver recursos como: mezaninos, instalações e estruturas expostas – como fios, vigas e tubulações -, e diferentes texturas – como concreto, cimento, tijolo, ferro.

Quanto às cores, no ambiente decorado de forma industrial, a própria estrutura já possui tonalidades mais neutras – cinza, marrom, preto, gelo, branco, verde musgo -, então o ideal é ter tons mais vibrantes apenas nos objetos de decoração, não nos móveis. Se você pretende adotar esse estilo de decoração, não pode pecar nos excessos. 

6. Estilo de decoração Minimalista

Muito além de decoração, o minimalismo é também um estilo de vida, onde se pratica o desapego de tudo o que é desnecessário. No estilo de decoração minimalista, você vai encontrar ambientes com poucos e simples elementos e bastante espaço para circulação.

Porém, mesmo com poucos objetos e móveis, ainda é possível fazer uma bela decoração através da estética minimalista. Dentre os materiais que são encontrados no minimalismo, podemos destacar: a madeira, o couro, o papel, o concreto, o aço e o cobre. Eles passam uma ideia de sobriedade ao ambiente.

Nesse estilo de decoração, predominam-se as cores neutras, como preto, branco, cinza e bege. E, para prevalecer o minimalismo na sua casa ou apartamento, uma boa opção é utilizar móveis planejados e multifuncionais, como camas box baú, mesas e prateleiras dobráveis, escrivaninha embutida etc. Dessa forma, a moradia torna-se um espaço otimizado e prático para os moradores.

7. Estilo de decoração Rústico

Esse é o estilo de decoração ideal para quem curte estar em contato com a natureza. A principal característica desse estilo é a disposição informal e despretensiosa dos objetos que compõem os espaços, explorando diferentes texturas. No estilo rústico, você não vai encontrar nada padronizado.

Algo que chama bastante a atenção nesse estilo é a presença forte da madeira tanto nos móveis quanto na decoração e na estrutura do ambiente. Mas não é só a madeira que é encontrada no estilo rústico, você também pode observar outros elementos como pedras e tijolos.

Sobre as cores utilizadas, no estilo rústico, podemos encontrar tons relacionados à natureza, como marrom e verde nas suas mais diversas tonalidades. O verde, inclusive, também pode ser observado em plantas naturais de diferentes espécies.

Em relação à iluminação de um ambiente rústico, além da luz natural (que é bastante valorizada), uma luz amarelada é ideal, trazendo um aspecto intimista e confortável.

8. Estilo de decoração Retrô

Você é uma daquelas pessoas que tem um apego pela nostalgia? Então, o estilo de decoração retrô é para você. Ele remete ao passado e traz elementos que provocam uma “melancolia boa” com relação a décadas passadas, mais especificamente os anos 50 e 60.

Por remeter a anos mais antigos, a decoração retrô faz uma releitura do que foi fabricado em outros tempos. Nesse tipo de estilo, você não precisa utilizar peças antigas e raras para a sua decoração, basta escolher itens que são inspirados na estética de outros períodos.

A paleta do estilo de decoração retrô, diferente das que citamos anteriormente, traz tons mais quentes e vibrantes, como amarelo, laranja e vermelho, apesar de também trabalhar com as mesmas cores em tons pastéis. 

Para caprichar na sua decoração retrô, você pode buscar itens como papéis de parede, mesas de centro, sofás, quadros e telefones referentes às décadas de 50 e 60 para compor os espaços que você preferir. Além disso, para a iluminação, fica legal utilizar lâmpadas de luz amarela, velas e candelabros.

Posso misturar estilos de decoração?

Claro! Como você deve ter percebido, existem muitos estilos de decoração que podem se complementar. Inclusive, a mistura de estilos na decoração tem sido uma tendência no design de interiores ultimamente.

Essa mistura de estilos na decoração de sua casa ou apartamento mostra muito da sua personalidade. Você só precisa ter cuidado para que esse mix não acabe prejudicando os estilos individualmente.

Buscando um imóvel novo?

Nada melhor do que montar um cantinho que é a sua cara, não é mesmo? Agora que você já conhece os estilos de decoração que estão mais em alta no mercado, é hora de tirar do papel os planos para a casa ou apartamentos dos sonhos.

Com a JBA Imóveis, você vai encontrar as melhores opções de moradia do momento em Curitiba. Com nosso atendimento online e personalizado, você tem acesso a uma imobiliária que é referência na capital paranaense.