Amigos sorrindo, comendo hamburguer e brindando com taças de vinho em um restaurante.

Sem dúvidas, Curitiba é um destino que merece a sua atenção no quesito de pontos turísticos e atrações de lazer. Mas a sua experiência pela capital paranaense pode ser ainda mais completa se você incluir um roteiro gastronômico interessante. Pensando nisso, a JBA Imóveis separou 15 lugares legais para comer em Curitiba. Que tal começar a dar check nessa lista? Fizemos a seguinte separação:

Neste guia de restaurantes em Curitiba, o que não faltam são opções variadas e extremamente agradáveis. Para selecionar, levamos em consideração as notas dos restaurantes no Google e comentários de clientes que já os experimentaram.

Ficou curioso(a)? Confira nossas dicas para aproveitar a incrível culinária de Curitiba!

 

Onde comer em Curitiba?

Curitiba está cheia de estabelecimentos gastronômicos de altíssima qualidade, muito devido às influências diversas de imigrantes italianos, alemães, poloneses e ucranianos. Veja nossa seleção:

Lugares para tomar café em Curitiba

1. Degusto Café

“Por que a gente não cria esse café ao qual sempre queremos ir mas jamais encontramos?”. Foi a partir dessa frase que surgiu o Degusto Café, em 2012. O local, idealizado por quatro amigos (um paulistano, uma sueca, uma gaúcha e uma paranaense), o Degusto surgiu como opção para oferecer o conforto, a informalidade e a hospitalidade dos pequenos cafés.

Hoje, o estabelecimento é uma alternativa tanto para os frios dias de inverno quanto para os períodos mais quentes. No cardápio, existem opções de cafés clássicos e especiais, bebidas refrescantes e alcoólicas, além de diversos sabores de milkshakes, bolos, doces, salgados e sanduíches.

🐕 O local é pet friendly

🕘 Horário de funcionamento: segunda a sábado: 9h às 21h e domingo: 15h às 20h

📍Localização: Av. Dr. Carlos de Carvalho, 1148, Batel

 

 

2. Lucca Cafés Especiais

O Lucca Cafés Especiais é uma verdadeira experiência. Um espaço aconchegante para curtir cafés especiais, comidas variadas e diferentes cervejas, com música ambiente e capacidade para aproximadamente 180 pessoas.

O menu do Lucca pode ser apreciado do café da manhã ao jantar, com opções de diferentes itens de panificação, tartines, doces e até sopas.

Eles também se autodenominam uma “boutique de cafés”, onde se encontram cafeteiras e acessórios para preparar e apreciar café, além de também oferecer uma Escola de Baristas.

🐕 O local é pet friendly

🕘 Horário de funcionamento: segunda a sexta: 7h às 20h e sábado, domingo e feriados: 9h às 20h

📍Localização: Alameda Pres. Taunay, 40, Batel

 

 

3. Prestinaria A Casa dos Pães

Segundo o próprio “panifesto” do estabelecimento, a Prestinaria é uma padaria recheada de gentileza, delícias e conversas. São diversas opções no cardápio de panificação, tudo feito com muito cuidado e carinho: doces, salgados e até pratos quentes, adquiridos no local ou por encomenda. O ponto forte do estabelecimento são os incríveis croissants (principalmente o de amêndoas!). 

Atualmente, a Prestinaria possui quatro locais de funcionamento em Curitiba, com previsão de abrir duas novas lojas no Mercado Municipal e no Paseo República, no Portão.

🕘 Horário de funcionamento: segunda a sexta: 7h30 às 20h e sábado e domingo: 8h às 20h

📍Localização: R. Euclides da Cunha, 699, Bigorrilho

 

🕘 Horário de funcionamento: segunda a domingo: 8h às 20h

📍Localização: R. Mateus Leme, 3440, São Lourenço

 

🕘 Horário de funcionamento: segunda a domingo: 8h às 19h

📍Localização: R. Moyses Marcondes, 430, Juvevê

🕘 Horário de funcionamento: terça a domingo: 9h às 19h

📍Localização: R. Marechal Hermes, 999, Centro Cívico

 

 

Prédios na cidade de Curitiba, com o texto "More em Curitiba: Confira os melhores imóveis" e o logo da imobiliária JBA Imóveis.

Restaurantes em Curitiba para almoçar 

4. Batel Grill 

Para almoçar, um belo rodízio vai muito bem. E é isso que o Batel Grill tem a oferecer – e com a maior qualidade. O local é uma churrascaria grande e moderna, que pode atender toda a família com um variado buffet de pratos quentes e frios e até uma adega de vinhos.

Considerada uma das melhores churrascarias de Curitiba, o rodízio oferecido pelo Batel Grill é de carnes, massas e sushi. Mas o estabelecimento também oferece opções para take away e para delivery.

🕘 Horário de funcionamento: terça a sexta: 11h15 às 15h e 18h30 às 22h30, sábado e feriados: 11h15 às 15h30 e 18h30 às 22h30 e domingo: 11h15 às 16h

📍Localização: Av. Nossa Sra. Aparecida, 79, Seminário

 

 

5. La Campesina

Também oferecendo rodízio, o La Campesina tem um foco diferenciado: galetos! Com arquitetura relembrando as belezas da Itália, a galeteria é o ambiente ideal para almoços em família e degustação de vinhos, massas e risotos. Ainda seguindo as tendências da culinária italiana, o La Campesina oferece, ainda, sobremesas saborosas.

O estabelecimento possui alguns espaços mais intimistas. Caso seja do seu interesse, vale a pena entrar em contato para reservar.

Não dispõe de estacionamento próprio 

🕘 Horário de funcionamento: segunda a sábado: 11h30 às 15h e 18h30 às 23h e domingo: 11h30 às 16h.

📍Localização: Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 658, Centro

 

 

6. Família Madalosso

Nascido em 1963, o Madalosso é um dos restaurantes mais tradicionais de Curitiba. Funcionando no sistema à la carte, o estabelecimento dispõe de mais de 4.500 lugares para clientes em uma área de mais de 7.000 m². Esses números garantiram ao Madalosso o título de “Maior Restaurante da América Latina”, sendo um grande atrativo turístico para Curitiba.

Respeitando as tradições italianas, o Madalosso tem especialidade em massas e vinhos. Devido a dimensão do seu espaço, o Madalosso também recebe vários eventos.

✔️ Dispõe de estacionamento próprio com capacidade para 900 veículos

Não funciona nas terças

🕘 Horário de funcionamento: segunda a sábado: 11h30 às 15h e domingo: 11h30 às 15h30

📍Localização: Av. Manoel Ribas, 5875, Santa Felicidade

 

Restaurantes para jantar em Curitiba

7. Nomade

O Nomade Restaurante, que faz parte do Nomaa Hotel, segue conceito inovador, mesclando ambientação, sala de estar, bar e restaurante. Um dos mais sofisticados de Curitiba, o local oferece não só jantar, como também almoço, café da manhã e brunch.

Com cozinha autoral e inovadora em ambiente elegante e intimista, o menu do Nomade é composto por sabores regionais e conta com ingredientes artesanais e de origem.

🕘 Horário de funcionamento: terça a sábado: 7h às 10h30, 12h às 15h e 19h às 23h e domingo: 12h às 15h.

📍 Localização: R. Gutemberg, 168, Batel

 

 

8. Maccheroni Trattoria

Com mais de 20 anos de tradição, o Maccheroni tem uma trajetória de sabor e história. Com pratos simples e sofisticados, o estabelecimento busca honrar as raízes francesas e italianas. As massas e os mignons tornaram-se a identidade do Maccheroni.

🕘 Horário de funcionamento: terça a sábado: 7h às 10h30, 12h às 15h e 19h às 23h e domingo: 12h às 15h.

📍Localização: R. Manoel Eufrásio, 1124, Ahú

 

 

9. Nasu

Esse é para os apaixonados por comida japonesa. Local agradável, com sabor de qualidade, cardápio variado e música ao vivo. Uma ótima opção para quem curte esse tipo de culinária.

O restaurante funciona no salão ou por delivery, mas não tem a opção do rodízio.

🕘 Horário de funcionamento: terça a sexta: 19h às 22h, sábado: 19h às 23h e domingo: 18h30 às 22h

📍 Localização: R. Jussara, 2659, Sítio Cercado

 

Restaurantes românticos em Curitiba

10. Terrazza 40

Precisando de um local para chamar a atenção do(a) companheiro(a)? O Terrazza com certeza vai atingir esse objetivo. Por meio dele, é possível ter uma bela vista – principalmente no pôr-do-sol – de Curitiba, já que o restaurante está localizado no Observatório Panorâmico do Edifício Champagnat Tower. 

O cardápio do Terrazza 40 é de culinária internacional, à la carte e os pratos são todos individuais. Uma ótima opção para datas comemorativas, como Dia dos Namorados, Aniversário ou pedidos de casamento.

🕘 Horário de funcionamento: segunda a sábado: 12h às 00h

📍 Localização: R. Padre Anchieta, 1287, Bigorrilho

 

 

11.C’La Vie 

O C’La Vie é um restaurante bistrô francês que, com leveza e contemporaneidade, consegue oferecer uma experiência gastronômica incrível para seus clientes. São diversas opções de couverts, entradas, pratos principais e sobremesas, sempre de acordo com a tradicional cozinha francesa.

🕘 Horário de funcionamento: segunda a sábado: 12h às 00h

📍 Localização: Alameda Presidente Taunay, 533, Bigorrilho

 

 

 

12. Calabouço

Uma experiência bem interessante em Curitiba, o Calabouço é um restaurante à luz de velas com pizzas, massas e vinhos em ambiente medieval.

Toda essa estética unida a um cardápio saboroso pode ajudar a tornar toda a experiência muito agradável e romântica.

🕘 Horário de funcionamento: segunda a sábado: 12h às 00h

📍 Localização: Alameda Presidente Taunay, 533, Bigorrilho

 

 

Restaurantes bons e baratos em Curitiba

13. Nonna Giovanna

Com uma atmosfera familiar, o Nonna Giovanna é um restaurante à la carte que, através de uma variedade de massas, molhos, carnes e sobremesas,  apresenta uma comida brasileira e italiana a seus clientes.

Então se você gosta de comida boa, farta e com um ótimo custo-benefício, o Nonna Giovanna é uma ótima opção.

🕘 Horário de funcionamento: segunda a sexta: 11h30 às 14h30 e sábado: 11h30 às 15h

📍 Localização: Rua São Francisco, 134, Centro

 

 

14. Cantinho da Bica

Há quem diga que o Cantinho da Bica tenha as melhores costelinhas de porco e borboletas bovina de Curitiba. Com a opção do rodízio, o restaurante é um lugar tranquilo que oferece comida caseira, cerveja artesanal e demais cortes de carnes (muitas delas, nobres).

O estabelecimento também possui serviços de entrega e os valores são bem acessíveis.

🕘 Horário de funcionamento: terça: 18h às 22h e quarta a sábado: 11h às 14h30 e 18h30 às 22h

📍 Localização: R. João Tschannerl, 1009, Vista Alegre (a uma quadra do Bosque Alemão)

 

 

15. Whatafuck

Para quem curte sair para lanchar, o Whatafuck é um restaurante e bar moderno e aconchegante que serve hambúrgueres gourmet saborosos por um valor bem acessível. Além do salão, é possível consumir do local por meio de takeaway ou delivery.

Não funciona nas segundas

🕘 Horário de funcionamento: domingo a quinta: 17h às 23h e sexta e sábado: 17h às 1h

📍 Localização: Rua Vicente Machado, 855, Centro

 

 

More em Curitiba

Além de ser um polo gastronômico, Curitiba é também uma das cidades de maior qualidade de vida no Brasil. Num mesmo lugar, você come e vive bem. Tem combo melhor que esse?

Para encontrar o seu lar em Curitiba, fale com a JBA Imóveis!

Leia também: 

Morar em Curitiba: veja por que viver na capital paranaense

Melhores bairros de Curitiba para universitários: veja onde morar