Ser aprovado na universidade é o sonho de muitos brasileiros. E, com a popularização do Exame Nacional do Ensino Médio – o famoso Enem -, o intercâmbio cultural de universitários tem se consolidado. É cada vez mais comum observar jovens mudando de cidade e estado pelos próximos quatro ou cinco anos em função dos estudos. Curitiba, sendo um dos pólos educacionais mais importantes do país, acaba sendo um destino bastante procurado por estudantes. Se você é um deles, é importante conhecer bem os melhores bairros de Curitiba para os universitários.

O bom planejamento antes da mudança faz toda a diferença para você morar bem durante o período dos estudos e é determinante para que a sua trajetória flua com tranquilidade. Afinal, a ansiedade por morar em uma nova cidade, conhecer outras pessoas e começar uma nova etapa da vida já é grande o suficiente, não é?

Para saber mais sobre os melhores bairros de Curitiba para morar próximo ao seu local de estudos, fique conosco. Boa leitura!

Leia também: 4 bairros seguros para morar em Curitiba

 

Quais as melhores faculdades/universidades de Curitiba?

Em 2020, O Expresso – projeto de mídia local independente – elencou as universidades cinco estrelas de Curitiba:

  1. Universidade Federal do Paraná 
  2. Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  3. PUC-PR
  4. Uninter
  5. Universidade Positivo

O ranking foi elaborado com base nas notas dos cursos dessas instituições no Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes (Enade).

melhores bairros de curitiba para universitários

Melhores bairros de Curitiba por universidade

Listamos os melhores bairros de Curitiba de acordo com as melhores faculdades e universidades da cidade. Desta forma, você pode ter uma noção geral baseado na instituição que você vai estudar.

Para quem vai estudar na Universidade Federal do Paraná

É importante verificar qual é o departamento do curso que você vai fazer. Por exemplo, o setor de Ciências Sociais não fica no mesmo bairro que o de Educação. Portanto, antes de escolher o seu futuro local de moradia, confira as regiões de cada setor da instituição. Alguns deles, inclusive, existem em mais de um bairro:

  • No Jardim das Américas, ficam os setores de: Ciências Biológicas, Ciências Exatas, Ciências da Terra e Educação Tecnológica;

  • No Centro, ficam os setores de Ciências Jurídicas, Ciências Humanas e Educação;

  • No Cabral e no Batel, fica o setor de Artes, Comunicação e Design;

  • No Juvevê, fica o setor de Ciências Agrárias;

  • No Jardim Botânico, fica o setor de Ciências Sociais;

  • No Alto da Glória, fica o setor de Ciências da Saúde;

  • No Rebouças, fica o setor de Educação.

 

Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)

O melhor bairro para quem vai estudar na PUC-PR é o Prado Velho, já que, nele, ficam todos os departamentos dos cursos oferecidos pela instituição.

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Curitiba possui três campi da UTFPR: o principal deles no bairro Rebouças, um deles no Ecoville – para os cursos de Construção Civil, Química, Biologia e Mecânica – e o último no Neoville, para o curso de Educação Física.

Centro Universitário Internacional Uninter

Dentro das graduações, a Uninter possui apenas um polo de estudos presencial, o Campus Garcez, que fica no bairro Centro. Lá, a Uninter possui os cursos de Direito, Administração e Serviço Social.

Universidade Positivo (UP)

Em se tratando de faculdades particulares, a UP tem um papel importante em Curitiba. Seu campus principal fica no bairro Ecoville, mas há também um campus no Centro, com os cursos de Estética, Gestão e Negócios e Tecnologia da Informação.

É melhor alugar ou comprar um imóvel?

Isso vai depender muito do seu objetivo com o imóvel. Geralmente, quando se busca um imóvel para universitários, é porque a moradia no local vai ser temporária – de acordo com a duração do curso de graduação. Nesses casos, a melhor opção é a locação do imóvel.

Claro que, após tantos anos morando no local, o jovem que – hoje – é universitário, em breve, vai se tornar um profissional e, talvez, queira se manter em Curitiba para o mercado de trabalho. Se esse for o caso, a compra do imóvel pode valer a pena.

Documentos necessários para alugar um imóvel

Para alugar imóveis em Curitiba, fique atento à documentação exigida para o processo de locação:

  • RG e CNH 
  • CPF
  • Comprovante de residência
  • Comprovante de renda

Apesar de não ser obrigatório, muitos proprietários exigem dos inquilinos a contratação de uma garantia de locação. Para que esse processo seja realizado com segurança para todos os envolvidos, é importante seguir essa orientação.

Caso você queira entender um pouco mais sobre esse assunto, leia o artigo: Garantia de locação: seguro fiança, título de capitalização ou Credpago?

Alugue seu imóvel de forma simples e rápida em Curitiba

Agora que você já sabe qual é o melhor bairro de Curitiba próximo à sua universidade, é hora de começar a pensar na escolha do imóvel ideal. Existem inúmeros detalhes que merecem a sua atenção nessa etapa. E é por isso que ter uma imobiliária ao seu lado nesse processo vai fazer toda a diferença.

Com a JBA Imóveis, você aluga o seu imóvel em Curitiba de forma segura, simples e rápida. Tudo o que um estudante precisa, não é verdade?

Quer alugar em Curitiba? Clicando aqui, você faz um pré-cadastro com seus dados pessoais e suas preferências a respeito do imóvel e a nossa equipe entra em contato com você com as melhores opções de moradia.

Ou, se preferir, fale conosco e tire todas as suas dúvidas!