Garantia de locação: Seguro fiança, título de capitalização ou CredPago?

Conheça as principais modalidades de garantia de locação, além do fiador!

Quem busca imóveis para alugar, muitas vezes, desiste na hora de ouvir sobre garantia locatícia. Isso porque a modalidade mais conhecida, ainda, é aquela que acontece por meio de um fiador. A boa notícia é que, há algum tempo, o mercado imobiliário oferece novas possibilidades de garantias locatícias para inquilinos e proprietários. A ideia é democratizar o aluguel de imóveis e tornar as transações mais seguras para todos os envolvidos na negociação.

Além do título de capitalização, o seguro-fiança e a CredPago são modalidades bastante utilizadas em contratos de aluguel de imóveis, tanto por imobiliária quanto direto com o proprietário. No entanto, para fazer a melhor escolha, é preciso analisar cada tipo de garantia e saber qual é a ideal para você.

Está buscando um imóvel para alugar e ficou interessado no assunto? Então continue a leitura e saiba tudo sobre cada modalidade de garantia de locação.

O que é garantia de locação ou garantia locatícia?

Garantia de locação é um recurso utilizado para que o inquilino garanta ao proprietário o recebimento dos aluguéis e encargos do contrato de aluguel, mesmo em casos de inadimplência. O objetivo é transmitir segurança e garantir ao proprietário do imóvel que ele não ficará desamparado se houver problemas com os pagamentos.

Isso pode ser feito de diversas formas e não contar com uma garantia locatícia é um risco alto para proprietários de imóveis. Além de correr o risco de não receber o pagamento do aluguel, o imóvel pode sofrer danos que custam caro e desvalorizar a propriedade.

A Lei do Inquilinato prevê três garantias, cada uma com suas vantagens e desvantagens.

Título de capitalização

O título de capitalização é uma das principais modalidades de garantia locatícia disponíveis no mercado. Para utilizá-lo, o inquilino deve adquirir um título contratado por uma empresa responsável por emiti-lo. 

O custo do título costuma variar. Em geral, ele pode ser de nove a doze vezes o valor do aluguel. Embora pareça elevado, o valor pode voltar integralmente para o inquilino após o término do contrato de locação – caso não haja pendências.

Se ao final do contrato o proprietário identificar aluguéis atrasados ou necessidade de gastos com a manutenção do imóvel, o título será resgatado para ressarcir os prejuízos.

Vantagens de alugar com título de capitalização

  • Não há necessidade de ter um fiador para ser responsável pelo seu contrato.
  • Não exige aprovação de cadastro e nem nome limpo do inquilino.

Desvantagens de alugar com título de capitalização

  • O valor do título pode ser considerado elevado para alguns inquilinos.
  • O pagamento deve ser feito à vista antes do contrato do aluguel.

CredPago

A CredPago é uma das mais novas modalidades de garantia locatícia do mercado. Refere-se a uma fiança locatícia feita por cartão de crédito que contribui para uma negociação mais rápida e desburocratizada. Sua liberação pode ser feita em poucos minutos e de forma 100% online.

Para contratar o serviço, o inquilino deverá passar seu CPF e dados do cartão de crédito para análise. Se aprovado, novos dados podem ser solicitados. 

Após isso, o inquilino recebe um e-mail com os termos do contrato para aceitar. Em seguida, basta escolher a forma de pagamento. O custo é de 10% do valor anual do aluguel e pode ser parcelado em até doze vezes. Caso haja necessidade, ao final do contrato o valor é utilizado para cobrir gastos com manutenção no imóvel.

Vantagens da CredPago

  • Análise feita em minutos para assinatura do contrato.
  • Pagamento facilitado pelo cartão de crédito e que pode ser parcelado ao longo do ano.

Desvantagens da CredPago

  • É necessário ter cartão de crédito com limite disponível no valor de 10% do valor anual do aluguel.
  • Comprometimento do limite do cartão de crédito.
  • A garantia pode não ser suficiente para arcar com a inadimplência e possíveis danos ao imóvel.
  • Necessidade de envio de documentos e dados para análise.

Seguro fiança

O seguro fiança é uma das novidades mais promissoras no mercado imobiliário e das garantias locatícias nos últimos anos. A modalidade consiste na contratação de um seguro como garantia de pagamento ao proprietário no caso de inadimplência e falta de cumprimento de outros encargos. O seguro fiança pode ser pago tanto pelo inquilino quanto pelo proprietário, dependendo do acordo em contrato. É a modalidade mais vantajosa para ambas as partes, já que sua contratação costuma ser rápida e agiliza a aprovação do aluguel.

No seguro fiança, o contrato pode durar todo o período de aluguel, mas, em geral, é renovado ano a ano. Ele funciona como um seguro de automóveis, por exemplo, mas tem o proprietário como segurado, uma vez que é quem recebe a indenização da apólice, caso necessário.

A cobertura mais comum do seguro fiança é a do aluguel e outras taxas, como condomínio e IPTU. Ainda assim, se for de exigência do proprietário, a apólice pode englobar também cobertura de danos causados ao imóvel, seguro incêndio e ainda prestar alguns pequenos serviços de manutenção residencial ao inquilino.

Vantagens do seguro fiança

  • Parcelamento de até 12 vezes do valor do seguro, que costuma ser de 7 a 15% do valor anual do aluguel.
  • Agilidade no processo de locação.
  • Descontos na renovação do seguro.
  • Possibilidade de cobertura para o inquilino, como serviços de assistência 24 horas de pequenos reparos.
  • Rapidez no recebimento da cobertura caso o inquilino esteja inadimplente com aluguel e demais encargos.

Desvantagens do seguro fiança

  • O valor pago não é devolvido para o inquilino ao término do contrato.

Como você pôde observar, o seguro fiança oferece muitas vantagens para proprietário e inquilino durante a vigência de um contrato. Isso assegura que os valores serão pagos integralmente no caso de inadimplência e que seu imóvel estará protegido durante a locação.

Para fazer isso da melhor forma, o ideal é contar com uma imobiliária de confiança, pois elas contam com profissionais especialistas no mercado imobiliário e que saberão indicar quais as melhores opções de garantia de aluguel para cada inquilino.

Quer alugar com rapidez e com a garantia do seguro fiança? Entre em contato com a JBA Imóveis e comece a procurar seu imóvel!