Taxa Selic: Entenda qual a previsão para 2021

O mercado imobiliário começou o ano de 2021 aquecido! Motivado pela baixa na Taxa Selic há alguns meses, investidores e compradores antenados percebem que o momento é bom para fazer negócio.

Mas, qual tipo de negócio vale a pena? Como investir, em quê e quando? A JBA preparou um informativo para você sobre a Taxa Selic e como investir no mercado imobiliário de Curitiba em 2021.

Acompanhe o conteúdo abaixo para encontrar mais informações sobre a taxa básica de juros da economia brasileira em 2020, suas previsões para 2021, além de dicas sobre onde investir no mercado imobiliário curitibano.

A Influência da Taxa Selic no Investimento Imobiliário

Se você nunca ouviu falar de “Taxa Selic”, não tem problema que a gente explica. A Taxa, que significa Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, foi criada em 1979 e hoje é a taxa base da economia brasileira.

Calculada em comitê a cada 45 dias, ela usa como base de cálculo as operações de financiamento no Brasil e é utilizada pelo Copom – Comitê de Política Monetária – para controlar as taxas de juros no Brasil. Para chegar a este número, o Copom se baseia em diversos indicadores financeiros do país.

Dentre outras coisas, uma das influências diretas da Selic é o juros de financiamento imobiliário. Com a Selic baixa, temos consequentemente baixa na aplicação de juros. A influência é diretamente proporcional e impacta, e muito, a economia ou nos gastos de um financiamento.

Para saber um pouco mais a respeito da Selic, o vídeo a seguir pode ajudar:

Por que a Taxa Selic é importante?

A Taxa Selic foi criada em 1979 como uma ferramenta de controle da inflação: as mudanças que o Banco Central do Brasil faz na taxa buscam influenciam a alta ou queda no indicador da inflação, para mantê-la o mais próximo possível da meta nacional anual. Em resumo:

  • Aumentando a Selic, o Banco Central tem como objetivo desacelerar a economia, impedindo que a inflação fique muito alta e, consequentemente, o valor de produtos básicos comece a aumentar;
  • Ao baixar a Selic, o objetivo é estimular o consumo e aquecer a economia, aumentando a inflação quando ela se encontra abaixo da meta.

A Taxa Selic em 2020

O ano de 2020 foi atípico e marcado na história como um dos anos mais incertos para a economia e para a vida das pessoas. Contudo, para o mercado imobiliário, este foi um dos melhores anos para investimento imobiliário. O motivo? Taxa Selic em um patamar histórico, cenário propício para investir em imóveis.

Até julho de 2019, a Selic estava fixada em 6,5% e, mês a mês, foi caindo até atingir o menor patamar da sua história em Agosto de 2020, 2% ao ano. Entretanto, em uma reunião realizada em 17 de março de 2021, o Copom resolveu aumentar a taxa de 2% para 2,75% ao ano – a primeira decisão de alta em seis anos.

Previsões e Expectativas para a Taxa Selic em 2021

Para todo início de ano, são realizadas previsões para os mais diversos indicadores, como inflação, crescimento de PIB, variação de Dolar, entre outros indicadores importantes para a nossa economia. A Selic entra nessa conta.

A mais importante é, geralmente, a análise do Banco Central, que costuma ser assertiva e refletir no mercado financeiro como um todo. Para o BC a previsão é que até o final de 2021, na leitura da Selic de Dezembro, a taxa atinja 3,25% na sua cotação máxima desde março de 2020, no início da pandemia e em plena queda.

Porém, este mesmo patamar será muito mais baixo do que a média dos anos anteriores, com percentuais fixados na casa dos 6%. Com isso, é seguro dizer que ainda em 2021 é rentável investir no mercado imobiliário, principalmente para investidores que costumam aplicar seus rendimentos em tesouro direto, pelo baixo rendimento dos vencimentos.

Dicas para investir em imóveis em Curitiba

Algumas das principais vantagens da Selic baixa, como vimos, é a flexibilidade no financiamento bancário, já que as taxas de juros ficam menores e o rendimento médio do imóvel será maior em comparação ao custo de aquisição nos cenários de Selic alta.

Mas é importante, ainda assim, encontrar oportunidades imobiliárias, caso o principal objetivo seja o investimento imobiliário para venda à longo prazo.  Para isso, conte com a JBA!

No site da JBA você encontra oportunidades incríveis para investir em imóveis em Curitiba com baixos preços e com flexibilidade para a negociação. Acesse o site da JBA aqui.