Vender um imóvel significa deixar de ter um patrimônio que, na maioria dos casos, representa um investimento de vida. Essa decisão requer alguns cuidados especiais com a segurança no processo de venda, afinal estamos falando de muito dinheiro e ninguém quer enfrentar problemas nesse aspecto.
Pensando nisso, separamos sete dicas que são fundamentais para tornar o processo menos burocrático, mais vantajoso e mais seguro para as partes envolvidas. Leia com atenção e tenha certeza se você está no caminho certo!
Você pode se interessar: Como valorizar e vender mais rápido meu imóvel em Curitiba?
Como vender um imóvel com segurança
Para vender um imóvel é necessário, especialmente, um bom comprador, honesto e que aceite as condições propostas. Parece óbvio, mas não é tão simples. Às vezes até temos a sorte de encontrar rapidamente um potencial comprador, mas quando vamos para os finalmentes, ele não tem a verba completa; firma compromisso, mas não consegue financiamento; tenta rever as condições a todo custo; fica remoendo e atrasando o processo; ou até some do mapa, sem nos dar uma satisfação.
Nessas situações, o desespero bate, não é mesmo? Mas saiba que é possível “fugir” dessas armadilhas seguindo essas dicas:
1. Defina o preço do imóvel
Tenha conhecimento do mercado antes de definir o preço de venda do imóvel: não pode ser nem muito abaixo, nem muito acima do que é praticado na sua região. Faça uma avaliação profissional justa e honesta. Se você contratar uma consultoria imobiliária, ela lhe ajudará no processo de definição de preço.
2. Anuncie em portais imobiliários de credibilidade
Não faltam sites e aplicativos no mercado que prometem mais do que fazem. Fica até difícil de saber em qual podemos confiar. Uma dica boa é recorrer àqueles que já estão há mais tempo no mercado e com nome estabelecido. Por mais que você não entenda muito, busque na sua memória, faça pesquisas, pergunte a conhecidos.
Também é importante considerar aqueles que são muito visitados e observar ainda o padrão de imóveis mais recorrentes nos anúncios deles, assim é possível saber se o seu imóvel se encaixa no perfil dos clientes que costumam pesquisar nesses portais, especificamente.
3. Tenha seu anúncio sempre atualizado
Veja com frequência como estão os anúncios do seu imóvel e faça atualizações nas imagens e informações. Uma foto mais profissional ou em ângulo diferente pode ser o grande atrativo.
Leia e releia todos os descritivos e peça para familiares ou amigos fazerem o mesmo. Às vezes um olhar ou leitura diferente sobre o texto do anúncio fazem a gente perceber informações erradas, desnecessárias, que podem atrapalhar/confundir o potencial comprador.
4. Adote mais de um meio para contato
Não deixe o processo de venda esfriar por dificuldade de contato. Disponha de mais de um meio do comprador lhe contatar e esteja atento a cada um deles. Disponibilize telefone, WhatsApp, e-mail, contato de cônjuge ou, quem sabe, um endereço seguro em que a pessoa possa lhe encontrar pessoalmente.
5. Atenção para as visitas
Ao colocar o imóvel à venda, dê importância na sua agenda para receber visitas e apresentar o imóvel aos potenciais compradores, afinal, esse é o tipo de investimento que todo mundo quer ver com os próprios olhos. Fique atento ao modo que o imóvel será apresentado, a aparência dos cômodos e ao que será dito (só prometa o que estiver garantido no contrato de venda).
6. Contrato somente por escrito
Fuja de acertos verbais. Mesmo que seja um conhecido ou alguém muito próximo a você, tenha um contrato redigido, com todas as cláusulas claras para ambas as partes e prazos pré-definidos. As informações devem estar bem especificadas para evitar mal-entendido.
Se você está vendendo o seu imóvel para adquirir outro, veja como funciona a prática de permuta de imóveis, cada vez mais comum no mercado brasileiro.
7. Conte com uma boa imobiliária
Esse é um ponto importantíssimo e que serve de base para todas as outras dicas já faladas. Com o auxílio de uma imobiliária de confiança, você não se preocupa com o processo e deixa tudo a cargo deles, sem precisar se preocupar com absolutamente nada, a não ser repassar todas as documentações necessárias (do proprietário e do imóvel) para a venda.
A imobiliária se responsabilizará por todos os passos até a concretização da venda, lhe garantindo a segurança do negócio. Mas, atenção: vale reforçar a mesma dica sobre os sites imobiliários: confie seu imóvel a uma empresa com credibilidade, séria, com experiência em vendas e boa reputação no mercado.
Fale com a JBA
Se você tem imóvel para vender em Curitiba, contate a JBA Imóveis. Somos uma empresa especializada em venda e aluguel, atuando há 29 anos nos segmentos residenciais e comerciais.
Nossas unidades estão distribuídas em bairros estratégicos da capital paranaense, pensando em facilitar ainda mais o nosso contato com os clientes. Estamos em Água Verde, Boa Vista, Boqueirão, Jardim das Américas e Santa Felicidade, oferecendo estrutura e atendimento de qualidade para fazer do seu imóvel um bom negócio.
Leia também: JBA é a melhor imobiliária do Paraná, de acordo com a Ademi-PR.
- Artigo Anterior Como vender um imóvel financiado? Conheça as regras
- Próximo Artigo Como organizar uma mudança? Confira 8 dicas