Placas solares no telhado de uma casa em um dia ensolarado.
JBA Imóveis

Cada vez mais recorrente nas discussões dos tempos atuais, a sustentabilidade tem estado presente em diversos âmbitos da sociedade. Desde a alimentação e as vestimentas até as formas de moradia disponíveis. E uma tendência que surgiu e está se consolidando no mercado imobiliário é a energia solar em condomínios.

Mais do que utilizar a energia fotovoltaica para consumo, muitos condomínios agora geram sua própria energia alternativa. Esse conceito tem se expandido cada vez mais, se tornando um grande diferencial para aqueles que buscam fontes de energia alternativas em casa.

Ao longo deste artigo, a JBA Imóveis vai te explicar o que é esse conceito, como ele funciona na prática, além das vantagens em utilizar a energia fotovoltaica residencial. Continue a leitura!

Qual a importância da energia solar?

O Brasil possui um dos melhores recursos solares do planeta e, com isso, vivencia um crescimento exponencial dessa tecnologia. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), 2022 pode ser o melhor ano da energia solar no país, com o maior crescimento desse mercado e do setor da última década.

Pelo fato de a energia fotovoltaica ser limpa, renovável e gerada sem a emissão de gases nocivos ao meio ambiente, que acarretam no efeito estufa,  essa alternativa é fundamental se quisermos imaginar um planeta mais sustentável para os próximos anos.

A utilização desse recurso é uma forma de melhorar a relação entre o ser humano e a natureza não só no presente mas também para o futuro. A energia solar fotovoltaica tem se firmado como uma solução de redução de custos, melhoria do suprimento eletro-energético e aumento da sustentabilidade.

Mais adiante, abordaremos com mais detalhes a energia solar e suas vantagens.

Empreendimento Faria com o texto "Residencial Faria: a sua moradia com painéis solares em Curitiba

Como a energia fotovoltaica residencial funciona?

Um painel fotovoltaico converte energia solar em energia elétrica. O efeito fotovoltaico que ocorre consiste na criação de corrente elétrica em decorrência da exposição à luz.

Para que esse processo aconteça, são utilizadas placas solares com material semicondutor de forma que, quando as partículas de luz solar são recebidas, esse material gera eletricidade.

Basicamente, o funcionamento da energia solar ocorre da seguinte forma:

as células fotovoltaicas das placas captam a luz solar;

essa luz produz energia;

a energia é transformada em energia elétrica;

a energia elétrica é transportada para ser utilizada nas residências.

É importante lembrar que as placas fotovoltaicas não armazenam a energia. Elas apenas fazem com que as partículas responsáveis pelo processo de produção de energia estejam em fluxo. 

Como funciona a captação de energia solar em condomínios?

Geralmente, a captação de energia solar em condomínios ocorre mediante a instalação de placas solares em ambientes externos, como telhados, garagens e áreas comuns. A quantidade de energia gerada vai depender da quantidade de placas fotovoltaicas instaladas.

Toda a energia inserida na rede é utilizada pela distribuidora geral, que irá fazer uma compensação mediante créditos energéticos – que são convertidos em abatimento na conta de energia convencional. No caso dos condomínios, a forma de geração e consumo desses créditos energéticos é diferente da de imóveis individuais.

Com o sistema de captação de energia solar instalado no condomínio e conectado à rede de distribuição de energia local, o recurso ajuda a suprir o consumo de energia não só da área onde foi instalado mas também de cada unidade individual dentro do condomínio, reduzindo drasticamente os gastos como um todo em energia.

Uma vez que o sistema de todo o empreendimento está conectado por meio do relógio de luz central do condomínio e toda a energia gerada é injetada na rede, não é possível dividir exatamente quantos créditos de energia vai para cada consumidor.

Por isso, antes de escolher um condomínio com energia solar para investir, procure saber como funciona o rateio dos créditos entre os moradores, se o sistema de energia solar foi instalado apenas para suprir o consumo elétrico das áreas comuns do empreendimento e até como fica a conta de energia individual de cada imóvel com a adoção desse recurso no condomínio.

Benefícios da energia solar

Existem diversos benefícios atrelados à utilização da energia solar. Confira algumas vantagens que fazem valer a pena a busca por condomínios e/ou imóveis com esse recurso.

1. Fonte de energia alternativa, limpa, sustentável e renovável

Com a utilização de uma matéria-prima inesgotável e gratuita – que é a luz do sol -, a energia fotovoltaica é uma das mais sustentáveis e apresenta-se como uma alternativa limpa frente a outras muito mais poluentes, como a energia vinda da queima de combustíveis fósseis ou a energia nuclear.

2.  Economia

Estima-se que pode haver uma economia de até 90% na conta de energia elétrica com a utilização de painéis fotovoltaicos. No caso dos condomínios, uma redução com essa expressividade nos gastos de energia elétrica podem acabar acarretando na realocação de alguns valores da taxa condominial para outras vertentes.

3. Manutenção mínima

Uma vez instalados, os painéis solares fotovoltaicos exigem manutenção mínima. Com as limpezas ocasionais, já é possível mantê-los em bom estado de conservação por um bom tempo. E isso também impacta diretamente na economia das despesas ordinárias do condomínio como um todo.

4. Uso de material reciclável

Aproximadamente 90% dos materiais utilizados para fazer as placas solares podem ser reciclados e reaproveitados no futuro. Ou seja, além de ser uma fonte que não polui, a energia solar fotovoltaica também estimula a reciclagem de materiais.

5. É um recurso de valorização

Praticar e aplicar a sustentabilidade não é apenas um recurso “da moda”. Fazer a utilização de um sistema de energia solar pode valorizar imóveis em até 30%. Quem tem esse tipo de recurso, praticamente insere um “selo verde” à propriedade, fazendo com que, naturalmente, ela se valorize cada vez mais.

Faça uso da energia solar em Curitiba

Se você busca em Curitiba um condomínio que possua, entre suas características, a utilização de energia solar, uma ótima opção é o Residencial Faria, um condomínio de sobrados de projeto moderno e arrojado.

Com unidades de 103,75m² a 128,12m², o Residencial Faria possui inúmeros recursos que tornam o empreendimento uma ótima escolha para investimentos, uma delas é o excelente acabamento com placas de energia solar, como você pode ver abaixo.

Telhado com placas solares do Residencial Faria

O Residencial Faria fica na melhor localização do bairro Xaxim, em Curitiba. Se você tem interesse em conhecê-lo um pouco mais, fale com um dos nossos consultores. Estamos disponíveis via site, e-mail, telefone e Whatsapp.

E mesmo que essa opção ainda não tenha encaixado nos seus desejos e necessidades, a JBA Imóveis ainda pode te ajudar. Basta preencher o formulário da página Encontre Meu Imóvel e, muito em breve, te auxiliaremos na sua jornada.

Com uma equipe de mais de 150 colaboradores, mais de 130 construtoras parceiras e mais de 2.000 ofertas de imóveis, hoje, a JBA Imóveis é a maior imobiliária de Curitiba, sendo referência na capital paranaense.

JBA Imóveis

Somos a JBA Imóveis, a sua imobiliária em Curitiba, há 30 anos realizando o sonho de centenas de famílias.