melhores plantas para apartamentos

Morar em um apartamento não precisa ser sinônimo de abrir mão de estar próximo à natureza. Para colocar mais verde na sua moradia, o interesse por jardinagem pode fazer toda a diferença. Neste artigo, você vai conhecer as melhores plantas para apartamento: grandes ou pequenas, para o interior ou para sacada. Confira essas dicas para levar um pedacinho do meio ambiente para o seu lar.

O espaço pode ser um limitador para algumas espécies de plantas, mas nem por isso seu apartamento deve ficar sem a vida que elas trazem ao ambiente. Separamos para você 25 espécies de plantas para apartamento, que vão compor o seu espaço e nem dão muito trabalho em seu cultivo.

Por que ter plantas em apartamento?

Indo além da decoração, ter plantas em um apartamento também traz vários fatores benéficos para a sua moradia. Elas deixam o seu cantinho muito mais bonito, vivo e com sensação de conforto.

E não só isso. As plantas ajudam a filtrar o ar, elevar a umidade do ambiente e refrescar o apartamento. Tudo isso contribui para a saúde e o bem-estar do(s) morador(es).

Quais são as melhores plantas para ter em apartamento?
Quais são as melhores plantas para ter em apartamento?

Já deu para perceber que vale muito a pena dedicar um pouco do seu tempo para cultivar plantas no seu lar. Agora confira as 25 melhores plantas para apartamento. Elas estão divididas entre:

  • Plantas grandes para apartamento
  • Plantas pequenas para apartamento
  • Plantas para sacada de apartamento
  • Plantas para varanda de apartamento
  • Plantas para entrada de apartamento
  • Plantas para interior de apartamento
  • Plantas para cozinha de apartamento
  • Plantas para apartamento com pouca luz
  • Plantas frutíferas para apartamento

Acompanhe a seguir.

Plantas grandes para apartamento

1. Pau d’Água

Uma espécie grande, a Pau D’Água não precisa ficar exposta diretamente ao sol. Com suas grandes, brilhantes e com diferentes tonalidades de folhas, essa é uma planta que promove uma rusticidade ao ambiente em que está inserida. A Pau D’Água pode ser usada de forma isolada em vasos de interiores. Mas atente-se: essa é uma planta de clima tropical, ou seja, não tolera geadas.

2. Palmeira-Areca

Essa palmeira é uma espécie bastante elegante e vistosa e é, frequentemente, utilizada em ambientes internos, mas não pode ser utilizada em locais refrigerados por aparelhos de ar-condicionado. Para que sua folhagem fique bonita e anelada, é recomendado o cultivo da Palmeira-Areca à meia sombra.

Plantas pequenas para apartamento

3. Begônia

A Begônia é uma planta considerada de porte pequeno, com folhagem bela e suculenta. Existem diversas variações da begônia e, a depender dessa variedade, as flores podem ser pequenas ou maiores. Essa é uma espécie ideal para ser plantada em vasos e ajuda muito na decoração.

 4. Antúrio

Com uma bela cor, o Antúrio é considerado um curinga para lugares pouco iluminados. É uma espécie que pode compor muito bem a decoração do seu apartamento, com folhas que lembram o formato de um coração e flores de cor vermelha e aspecto parafinado.

Plantas para sacada de apartamento

5. Violeta

Uma das mais requisitadas quando o assunto é decoração em sacadas de apartamentos, a Violeta geralmente é plantada em pequenos vasos e precisa de água de duas a três vezes por semana e deve ser exposta indiretamente ao sol. A Violeta tem uma diversidade imensa de cores e pode ajudar a enfeitar diferentes ambientes.

6. Azaleia

Considerada uma flor de inverno, a Azaleia é uma planta de origem oriental mas que se adaptou muito bem no Brasil. Com belas e delicadas pétalas, a Azaleia ajuda a dar vida para qualquer ambiente do seu apartamento, inclusive na sacada.  Essa é uma planta que precisa da incidência direta do sol, por isso, mantê-la em lugares altos e abertos é uma boa escolha.

Plantas para varanda de apartamento

Plantas para varanda de apartamento

7. Camedórea-elegante

A Camedórea-elegante é da família das palmeiras, mas não passa de dois metros de altura, portanto, pode ser plantada em vasos e alocadas em varandas de apartamentos. É uma planta que não deve receber luz solar constantemente e deve ser frequentemente regada. Seu apelo tropical dá uma sensação de elegância para o ambiente em que a Camedórea-elegante é colocada.

8. Jiboia

Considerada uma planta fácil de cuidar, a Jiboia é uma espécie trepadeira muito comum no Brasil. Suas folhas, para que permaneçam brilhantes, precisam de irrigação constante. Um ponto de atenção é que essa planta é tóxica e deve ser mantida fora do alcance de crianças e animais domésticos.

Plantas para entrada de apartamento

9. Palmeira-Leque

Com um visual único, uma das coisas que chama a atenção na Palmeira-Leque é sua folhagem bastante excêntrica. Pode ser utilizada não só nas entradas de apartamentos, como também em jardins de inverno. Mas é importante que o local onde a Palmeira-Leque esteja receba alguma luz solar.

10. Pacová

Pacová, babosa de pau ou babosa de árvore. Você vai encontrar essa espécie – ideal para ser cultivada dentro de apartamentos – com esses três nomes. É uma planta tipicamente tropical e que deixa o ambiente vivo e charmoso. A Pacová deve ser cultivada em solo sempre úmido e ambiente à meia-sombra.

 

Plantas para interior do apartamento

11. Espada de São Jorge

De fácil manutenção, a Espada de São Jorge é ideal para o interior dos apartamentos. Uma ótima opção para decorar os cantos dos ambientes e pode ser plantada tanto em vasos como em jardins de pedra.

12. Lírio da paz

O Lírio da Paz pode ser o toque de leveza que o seu apartamento está precisando. Com suas folhas verdes e flores brancas, o Lírio da Paz fica bem em ambientes, preferencialmente, mais escuros. Mas, lembre-se, o Lírio da Paz é tóxico, portanto, mantenha-o longe de crianças e animais domésticos.

13. Palmeira-ráfis

A depender do tamanho do seu apartamento, a Palmeira-ráfis pode ser uma escolha bela e sofisticada. É uma planta originária da China que possui caules finos e longos, trazendo lembranças do bambu. A Palmeira-ráfis é a decoração ideal para salas de estar e escritórios.

14. Singônio

Com folhas bastante vistosas e atrativas, o Singônio também é uma opção para a decoração interna de apartamentos. É uma espécie que se adapta à meia-sombra, mas que exige constante irrigação. Atenção: ele também é tóxico, portanto, nada de crianças ou animais domésticos por perto.

15. Bromélia

Com seu belo tom de cor, a Bromélia é uma das queridinhas de quem vive em apartamentos. Para crescer bem e bonita, essa planta não pode receber luz direta do sol, já que isso contribui para a queimada de sua folhagem.

16. Bambu da sorte

O Bambu da Sorte é uma espécie que adora umidade, mas não gosta de luz. É a opção para quem está à procura de uma plantinha para os banheiros. Lindo e delicado, existem filosofias que acreditam que o Bambu da Sorte pode trazer boas energias.

Plantas para cozinha de apartamento

Plantas para cozinha de apartamento

17. Ervas

Se é para ter plantas na cozinha, por que não juntar o útil ao agradável? Existem várias ervas que, além de terem uma aparência super bacana para a decoração da sua cozinha, ainda vão te render sabores incríveis para a sua comida, como: hortelã, manjericão, orégano, alecrim e tantas outras.

18. Suculentas

Existem centenas de tipos dessa fofura em forma de planta. E, caso a sua cozinha receba luz solar, ter uma suculenta por lá pode dar um toque especial. Geralmente, essa é uma planta que não exige muita manutenção e fica super linda na decoração.

Plantas para apartamento com pouca luz

19. Zamioculca

Para quem mora em apartamento com pouca entrada de luz, a Zamioculca é uma opção para decorar o ambiente. Basta irrigá-la uma vez por semana para mantê-la viva e bela.

20. Aglaonema

Com uma charmosa e tropical folhagem, a Aglaonema pode ser encontrada em diferentes tonalidades e, frequentemente, é utilizada como opção para presentes. É uma espécie que se adapta à meia-sombra ou à sombra.

21. Mini Cacto

Diferente dos demais membros da família,  o mini cacto não precisa de exposição à luz direta do sol. Essa espécie é ótima para compor a decoração de um apartamento, principalmente em ambientes como sala e escritório.

Plantas frutíferas para apartamento

22. Pitanga

A pitangueira é uma planta frutífera que pode atingir até dois metros de altura. Portanto, para cultivá-la, verifique se o tamanho do seu apartamento é adequado. É uma planta que possui folhas delicadas e uma fruta suculenta e deliciosa. Ótima para se ter em um apartamento, desde que seja em um local quente e úmido.

23. Limão

O limoeiro é uma planta fácil de cuidar e que cresce rápido. Para fazer o seu plantio, é necessário um vaso grande e, de preferência, no período do inverno. Os pés de limão precisam de luz solar para se desenvolver, portanto, é importante deixar o seu vaso em um local bem iluminado naturalmente.

24. Amora

A amora pode ser encontrada a partir da amoreira-anã, uma planta ideal para quem deseja cultivar frutas em vasos. Essa é uma espécie que tem preferência por regiões de clima úmido e ameno.

25. Acerola

A Aceroleira é a responsável pela produção de acerola, uma fruta suculenta e deliciosa. O plantio dessa espécie também pode ser feito em vasos de forma que seja evitado o acúmulo de água.

Está à procura de um apartamento?

Agora que você já descobriu quais as melhores plantas para apartamento, que tal apostar em uma melhoria do local onde você vive? A JBA pode te ajudar a encontrar um lugar novo para morar em Curitiba e de acordo com as suas necessidades!

Fique à vontade para entrar em contato com a gente e um dos nossos consultores estará sempre à disposição para encontrar o melhor lugar para você: o seu lugar.