JBA Imóveis

Uma das formas mais tradicionais de se alugar um imóvel é por meio de um fiador, que se responsabiliza por garantir que as responsabilidades financeiras do inquilino sejam cumpridas, caso aconteça algum imprevisto. Contudo, a modalidade de aluguel sem fiador tem se tornado cada vez mais popular no mercado imobiliário.

Neste artigo, você vai descobrir como alugar sem fiador, além de conhecer os principais detalhes sobre a modalidade:

Boa leitura!

Vantagens do aluguel sem fiador

O aluguel sem fiador tem se tornado uma tendência crescente nos últimos anos, pois oferece diversas vantagens em relação ao modelo tradicional que exigia a figura do fiador. Algumas das vantagens de alugar sem fiador incluem:

Vantagens para o inquilino

Se você está interessado em alugar um imóvel, essas são as vantagens do aluguel sem fiador:

Não precisa de terceiros

Nem todos têm a possibilidade de encontrar um fiador que atenda às exigências geralmente pedidas pelas imobiliárias e proprietários. Portanto, alugar sem fiador simplifica o processo de locação.

Além disso, por mais que o fiador saiba do seu papel e da possibilidade de ter que arcar com os custos, isso pode gerar um desgaste e problemas de relacionamento entre os envolvidos. Isso certamente será motivo de estresse, situação que não acontecerá em contrato sem fiador.

 Menos burocracias

O processo de locação acontece de forma ágil e prática, sem burocracia. Por não ter o envolvimento de uma terceira pessoa, você não precisará, por exemplo, fazer reconhecimento e autenticação de documentos em cartório, nem se responsabilizar pelo envio desses documentos.

Além disso, as garantias de locação oferecidas pelo mercado são bastante seguras.

Agilidade na liberação do contrato

Um dos processos que exige mais paciência até a liberação do contrato é a etapa de consulta de crédito. Sem fiador, apenas o inquilino terá suas informações avaliadas. Consequentemente, o contrato será liberado em um período de tempo mais curto.

Vantagens para o proprietário

Agora, se você é proprietário de um imóvel, saiba que também existem vantagens para você no aluguel sem fiador:

Segurança

Entre as garantias locatícias, existem opções tanto ou mais seguras para o proprietário, que não envolvem um fiador. Por exemplo, o seguro-fiança — feito com o auxílio de uma instituição financeira especializada.

Menos burocracia

Assim como para o inquilino, o proprietário também evita burocracias no aluguel sem fiador, uma vez que a aprovação acontece muito mais rapidamente.

Maior possibilidade de locação

Ao aceitar outras formas de garantia que não o fiador, o proprietário amplia o número de possíveis inquilinos para o seu imóvel, tornando-o mais atrativo para os inquilinos interessados.

Como alugar sem fiador?

Para conseguir realizar o aluguel sem fiador, o inquilino poderá optar pelo Seguro Fiança, uma opção prática, segura e confiável para garantir o contrato.

Como funciona o Seguro Fiança

O locatário contrata uma seguradora para se responsabilizar pelo contrato de aluguel, garantindo que ela cumprirá com os acordos caso haja algum imprevisto. Em alguns casos, além de arcar com as despesas do aluguel, as seguradoras oferecem outras variáveis, como pagamento de pinturas, danos, condomínio, IPTU, contas de energia e água. Isso vai depender do tipo de contrato escolhido entre inquilino e proprietário. 

Em Curitiba, a JBA Imóveis oferece o Seguro Fiança, com taxas a partir de 10% do valor do aluguel para locações residenciais e comerciais.

Um homem com camisa azul e uma mulher com camisa cinza carregando caixas de mudança em um imóvel vazio. O texto à esquerda diz "Alugue sem complicação com a JBA Imóveis! Confira nossas opções"

Documentos para alugar sem fiador

Os documentos exigidos podem variar de acordo com cada região. Em Curitiba, a JBA Imóveis solicita os seguintes documentos, que devem ser apresentados após escolha da modalidade de fiança que mais interessa ao inquilino:

  • RG ou CNH (Casal)
  • CPF do locatário
  • comprovante de renda (Casal)
  • comprovante de residência
  • ficha de cadastro preenchida

Aluguel sem fiador em Curitiba 

Se interessou pelas vantagens do aluguel sem fiador? Veja como é fácil alugar seu imóvel em Curitiba com a JBA:

Para te auxiliar a encontrar o melhor negócio para você e sua família, visite nossa página com os imóveis residenciais disponíveis para locação. Com o Aluga Rápido da JBA, você aluga seu imóvel de forma rápida, segura e sem complicação!

Mulher jovem carregando caixas em um imóvel vazio. O texto à esquerda diz "Aluga rápido da JBA: Quero conhecer"

JBA Imóveis

Somos a JBA Imóveis, a sua imobiliária em Curitiba, há 30 anos realizando o sonho de centenas de famílias.