Como saber se está na hora de comprar um imóvel?

Comprar um imóvel é um passo muito importante e, com certeza, é um grande compromisso financeiro que demanda alguns esforços. Não há um alarme que irá tocar para mostrar o momento certo, mas há algumas indicações de que você pode estar pronto para adquirir sua primeira propriedade e elas estão relacionadas com o seu perfil e a sua necessidade.

É importante estar atento para qual é a sua realidade no momento, por exemplo, se possui uma situação financeira estável e um controle rigoroso do planejamento financeiro a longo prazo.  

Pensando nisso, a JBA elencou alguns pontos essenciais que irão ajudar você a entender se está na hora de comprar um imóvel e começar a agir agora mesmo.

Você está pronto para um financiamento imobiliário?

Para a maioria dos brasileiros, o financiamento imobiliário é a possibilidade mais viável para conquistar a tão sonhada casa própria. Tendo em vista que esta é uma das modalidades de crédito com os juros mais baixos do mercado e sofreu queda expressiva no último ano, deve ser levada em consideração. 

Para saber se vale a pena financiar um imóvel é importante: 

  • Possuir um valor alto para a entrada, pois quanto maior for a entrada menor serão os juros aplicados ao financiamento total; 
  • Saber o custo total da dívida, incluindo juros e correções, verificando se as condições de pagamento e o CET (Custo Efetivo Total do financiamento) são vantajosos; 
  • Faça uma análise do valor do imóvel e tenha certeza de que o momento é oportuno para a compra pelo menor valor; 
  • Investigue se o imóvel possui chance de valorização ao longo do tempo; 
  • Realize uma análise das suas finanças pessoais, incluindo todos os custos da compra e documentação (vale lembrar que é aconselhável que a porcentagem destinada ao pagamento das parcelas de um financiamento seja de até 30% do orçamento total da família). 

Vale ressaltar a possibilidade de amortizar a dívida antes do tempo contratado para o seu financiamento. Algumas pessoas utilizam o FGTS para quitar parte do valor emprestado e até mesmo adiantar o pagamento de algumas parcelas. Essas ações diminuem consideravelmente o valor do débito, uma vez que os juros diminuem de forma proporcional ao valor total devido.

Avalie o mercado imobiliário antes de solicitar um financiamento

É importante estar atento para o momento certo de solicitar um financiamento de imóvel ao banco. Depois de a Selic fechar o ano de 2020 com a menor taxa de juros registrada na história (2%), neste mês (março), o Banco Central decidiu elevar a taxa para 2,75% e a previsão é de que ela chegue a 3.5% até o final de 2021, segundo o Valor Econômico

Ainda que as previsões dos especialistas apontem para um aumento significativo até o final do ano, o setor imobiliário não prevê grande impacto nos juros do crédito para o financiamento de imóveis. Isso mantém o momento favorável para a compra da casa própria.

Outro ponto positivo para quem pensa em comprar um imóvel em 2021 é o movimento de desvalorização dos imóveis que ainda não retornaram ao nível de preços que atingiram em 2014, ápice dos juros altos no mercado imobiliário. Isso conta tanto para quem planeja comprar um imóvel para morar, quanto para investir.

Imóvel na planta ou pronto?

Você se é o momento certo para a compra de um imóvel?

Como vimos até aqui, a decisão de comprar um imóvel envolve inúmeras condições e mais uma delas é se o imóvel será comprado na planta, ou seja, enquanto ainda está sendo construído, ou pronto para morar. As duas modalidades apresentam diferenças fundamentais que precisam ser avaliadas com cuidado, respeitando as necessidades e a realidade de cada pessoa. Então, vamos lá! 

Imóvel na Planta

Normalmente, os imóveis na planta costumam ser mais baratos do que aqueles já prontos. Eles são vantajosos, principalmente, nos casos em que o comprador não possui o valor suficiente para dar entrada no financiamento do imóvel. Aqui, as construtoras costumam negociar o parcelamento desse valor inicial e é possível ir pagando a entrada antes de o imóvel ser entregue. 

Além disso, há a possibilidade de o comprador solicitar ajustes estruturais enquanto a obra está em andamento, como escolher pisos, acabamentos e uma série de outras customizações junto à incorporadora. Assim, quando pegar as chaves o imóvel estará personalizado e pronto para receber o novo morador.  

Um outro detalhe importante sobre a compra de um imóvel na planta é que os trâmites com a documentação acabam sendo consideravelmente mais simples. Isso porque o imóvel nunca teve outro dono.

Imóvel Pronto

Os imóveis prontos possuem vantagens diferentes daquelas que os imóveis na planta entregam. Opções de customização na etapa de construção e um tempo maior para a organização financeira já são mais distantes nesta modalidade. Contudo, um imóvel pronto atenderá outras demandas, como a possibilidade de se mudar assim que o negócio for fechado.  

Os imóveis na planta, normalmente, possuem um prazo entre 12 e 36 meses para a entrega das chaves. Já os imóveis prontos, acabam sendo uma opção mais assertiva para quem quer se livrar do aluguel rapidamente e ocupar o novo imóvel. 

Caso esta seja a melhor opção para você, escolha uma imobiliária de confiança para ter acesso a profissionais experientes no mercado e evitar prejuízos futuros. Com uma equipe preocupada com o melhor negócio, você poderá ficar tranquilo em relação à vistoria, contrato de compra e venda e tudo o que for necessário durante a negociação.

Segurança financeira

Possuir um imóvel é sinônimo de segurança financeira, já que – uma vez quitado e adquirido em condições favoráveis de investimento – poderá isentar custos futuros com moradia – o temido aluguel (lembrando que ainda serão necessários os custos de manutenção, IPTU etc.) – e, ainda, poderá se tornar fonte de renda, contribuindo para o aumento do patrimônio da família.

Por que comprar um imóvel com a JBA é a melhor opção?

Saber se está na hora de comprar um imóvel pode até parecer complexo e com muitos detalhes a serem estudados, mas com a nossa ajuda tudo fica mais fácil. 

A equipe de consultores especializados no mercado imobiliário de Curitiba e Região da JBA trabalha junto ao vendedor e ao comprador do início ao final do processo, garantindo uma negociação tranquila e vantajosa para ambas as partes. Esses profissionais operam e comunicam cada passo do andamento dos trâmites burocráticos e você pode ficar sossegado.

Quer saber mais sobre a JBA? Acesse o nosso site!

Categorias